Ao contrário do que se imagina o câncer de testículos é mais comum em jovens do que em senhores de idade avançada, homens entre 20 e 40 anos são mais acometidos. Além deste, outro fator importante que deve ser observado é se o homem relata problemas atuais ou anteriores com a descida dos testículos para a bolsa escrotal (criptoquidia), pois este é fator de risco.jovem-cancer.gif

Testículos são glândulas sexuais masculinas, que estão envolvidos na produção do espermatozóide e do hormônio masculino, testosterona. Estão localizados atrás do pênis dentro de uma bolsa de pele, saco, a bolsa escrotal.

Algumas vezes a multiplicação normal das células do organismo por algum processo é afetada, assim, algumas células perdem o controle sobre seu crescimento. Crescendo rapidamente e de forma desordenada que acabam formando os tumores.

O sintoma principal é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de uma ervilha. A apalpação é importante e deve ser feita, qualquer massa que não tenha sido verificada anteriormente, abaolamento na pele ou inchaço, é indício e deve procurar um médico de confiança imediatamente, melhor se for urologista.

Os índices de cura quando detectado precocemente é alto, e mesmo estágios mais avançados deste tipo de câncer os resultados de tratamentos ainda são bons.

Faça o auto-exame e não fique com dúvidas, pergunte ou procure seu médico.