Câncer de testículo, mais comum em jovens

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

Ao contrário do que se imagina o câncer de testículos é mais comum em jovens do que em senhores de idade avançada, homens entre 20 e 40 anos são mais acometidos. Além deste, outro fator importante que deve ser observado é se o homem relata problemas atuais ou anteriores com a descida dos testículos para a bolsa escrotal (criptoquidia), pois este é fator de risco.jovem-cancer.gif

Testículos são glândulas sexuais masculinas, que estão envolvidos na produção do espermatozóide e do hormônio masculino, testosterona. Estão localizados atrás do pênis dentro de uma bolsa de pele, saco, a bolsa escrotal.

Algumas vezes a multiplicação normal das células do organismo por algum processo é afetada, assim, algumas células perdem o controle sobre seu crescimento. Crescendo rapidamente e de forma desordenada que acabam formando os tumores.

O sintoma principal é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de uma ervilha. A apalpação é importante e deve ser feita, qualquer massa que não tenha sido verificada anteriormente, abaolamento na pele ou inchaço, é indício e deve procurar um médico de confiança imediatamente, melhor se for urologista.

Os índices de cura quando detectado precocemente é alto, e mesmo estágios mais avançados deste tipo de câncer os resultados de tratamentos ainda são bons.

Faça o auto-exame e não fique com dúvidas, pergunte ou procure seu médico.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • http://www.ofimdavarzea.com j. noronha

    Como se já não fosse suficiente o câncer de próstata :-( .

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Verdade Noronha. Pelo menos as chances de cura neste tipo de câncer, são boas, já que não podemos evitar, por isso quanto mais cedo for diagnosticado melhor.

  • Pingback: Meu Google Reader (06/11 - 16/01) | 30 & Alguns

    • Eduardo

      Tenho um caroço no testiculo esquerdo menor que uma ervilha oq sera isso?

      • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

        Eduardo, qualquer caroço é sempre bom verificar com seu médico logo no início, assim fica fácil qualquer procedimento, se for o caso, mas geralmente não é necessário. Procure seu urologista. Abraço.

        • Mauricio

          Olá
          Fazendo um auto exame notei um carocinho muito pequeno nos meus testiculos … parece a ponta de uma agulha de taum pequenininho… mas faz muito tempo que tenho esse carocinho e ele continua do mesmto tamanho… pois sempre faço o auto exame… faz uns 4 anos que tenho ele ja que quando passo a mão por ele sinto uma dor que irradia para o abdomen… … estou com medo de ser “cancer no testiculo”… e ultimamente to sentindo umas dorzinhas nas minhas pernas quando ando e na coluna… mas acho que deve ser pelo meu peso… tenho 1.73 e 100 kilosss… mas se puder me ajudar eu agradeço

          • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

            Maurício, este exame é fundamental que seja avaliado por um médico, a avaliação é interessante como triagem para procurarmos o urologista. abraço.

  • http://luzdeluma.blogspot.com Luma

    Vou lhe pedir para que avise seus leitores para atentar a um sintoma; se em volta dos mamilos apresentar uma espécie de auréola ou mesmo que estes fiquem doloridos. Este sinal está estritamente relacionado com a produção anormal dos hormônios andrógenos produzidos pelos testículos. Beijus

  • http://luzdeluma.blogspot.com Luma

    Esqueci de dizer, que este sintoma que relatei, aparece bem antes de se perceber o nódulo no testículo.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Muito obrigado Luma, sua colaboração enriquece o assunto, e incorpora conhecimentos da prática clínica. Então atenção com auréola e dor em volta dos mamilos.

  • Pingback: Meu Google Reader (06/01 - 16/01) | 30 & Alguns

  • Joao

    Se percebe-se um pequeno nódulo no corpo do pénis(não nos testículos) pode-se suspeitar de algum tipo de câncer?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Neste caso é importante uma avaliação médica, se ele achar necessário irá coletar pequena porção do material para realizar uma biópsia. Abraço.

  • Mardônio

    Oi amigo tudo bem? eu senti um nódulo tipo este dai, acima citado agora estou muito preocupado porque já faz uns 8 meses ele e dolorido as vezes! gostaria que você me desse uma dica de que providencia eu devo toma? muito obrigado pela atenção!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Amigo, com certeza deve procurar seu médico para este caso. Abraço.

  • João Luís

    Olá pessoal… estava lendo sobre o câncer de testículo hoje, e gostaria de tirar uma duvida. Tenho um nodulo no meu testículo esquerdo, mas na verdade não sei o que é. O problema é que eu percebi ele há uns 7 anos atrás, e nunca liguei, achando que era natural essa diferença entre os testículos e achei ainda q eu tinha isso a vida toda. Por desinformação mesmo eu só estou pensando nessa possibilidade agora. Mas a duvida é a seguinte: passados 7 anos (ou mais até)pode ser descartado o câncer, e ser algo normal do testículo?

    aguardo resposta, grato!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      João, de qualquer forma deve procurar seu médico para uma consulta.

  • Lucas Eduardo de Oliveira

    Amigos, percebi um pequeno nodulo atrás do testiculo e doi um monte.. Mas graças a Deus nao tenho o peito crescido.. e nem doloridos.. Mas o interessante e que esses nodulos estao presentes nos dois testículos.. e doem um monte…

    Voces podem me informar se é possivel ser um “CANCER NO TESTICULO”. So o que falta.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Lucas, acredito que não seja nada, mas por via das dúvidas o mais prudente é fazer uma consulta com seu médico para ele avaliar melhor, isso é o mais indicado a ser feito. Abraço.

  • Bruno Andrade

    Boa tarde pessoal, Sou um adolescente de apenas 16 anos que ainda nem sequer iniciou a sua vida sexual. Muito recentemente, para ser mais especifico ontem: encontrei um nódulo na zona dos testiculos, bem para ser exacto foi uns centimetros acima do testiculo esquerdo ou seja encontra se junto ao penis. Apresenta dimensoes reduzidas provavelmente de uma pequena ervilha e uma coloraçao ligeiramente vermelha. Estou extremamente preocupado com o aparecimento de tal nódulo e agradecia sugestoes do procedimento a seguir e das consequencias que poderao vir com tal aparecimento indesejado. Obrigado, agradeço resposta rapida.

  • Lucas

    um testiculo meu é normal,o outro é assim meio quebrado desde pequeno,quando pequeno meus testiculos incharam,fui ao medico,melhorei,e fiquei com um testiculo meio esmagado,isso é normal???

  • wilian

    Sempre tive um desconforto nos testidulos, e tenho que usar cuecas menos apertadas nos testiculos. apos ler materias sobre o cançer nos testiculos fiquei muito preocupado e fiz o alto exame, persebi que na lateral quase em baixo tinha um tumulto parecendo uma veia um lado estava maior que o outro, queria saber se isso é normal?
    e se possível especificar menlhor como é o alto exame de toque.
    Desde de já agradeço a todos que me pouder ajudar.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Wilian, se existe a suspeita, o correto é ir ao médico para fazer uma analise mais minuciosa. Abraço.

  • patrick

    ola meu nome eh patrick tenho 21 anos a alguns dias percebi um carocinho na bolsa escrotal tipo uma ervilha dura mas nao eh grudada no escroto e tipo nas veias q ligam ele e venho sentindo uma fisgadas
    na verilha subindo para a barriga ai venho notando q a pele parece estar muito mola caida assim e nao sei se isso eh normal fui no medico ele me pediu exame de sangue mas nao estao prontos ainda e foi depois disso q comecei a sentir essas fisgadas por favor me ajudem isso ta acabando cm meu psicologico…

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Patrick, você fez certo, procurou seu médico para avaliação, faça os exames e leve para ele ver e conte sobre os novos sintomas, só ele pode dar um diagnóstico vendo exames laboratoriais e exames clínicos. Abraço.

  • lucas

    Olá…

    Alguns dias atrás comecei a sentir uma dor no testículo direito e percebi um “carocinho” do tamanho de uma ervilha, que ao tocá-lo a dor é muito forte e se erradia até perto do apêndice, ele está localizado na parte lateral do testículo e faz contato com a virilha, por isso dói as vezes ao caminhar. Vou procurar um urologista, mas por causa da dor acho que é um cisto, claro que só um exame mais minucioso para saber o que é, mas o que você acha? Obrigado.

  • Rui

    tenho um testticulo muito maior que o outro.
    parece que um diminuio e o outro aumentou.
    ajudem me por favor estou desesperadi

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Henrique, não é possível falar sobre diagnóstico sem exames clínicos e laboratoriais, por isso deve consultar seu médico, com certeza. Abraço.

  • tico teco

    quando eu me masturbo sai um gel meio amarelado e meio transparente já faz algum tempo que estar assim eu fiz espermograma cultura e não acusou nada antes saia meio leitoso e meio gel amarelado e agora só sai um gel meio amarelado o que é?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Olá, realmente se deu negativo a cultura do esperma e o espermograma normal, deve verificar com seu médico sua suspeita, quanto a exame tudo bem.

  • rosa

    olá gostaria que me ajudasse em tirar uma duvida sou casada a 3 anos e meu marido tem ereção porem não sente vontade de fazer sexo todos esses anos foi assim descobri que ele tem um dos testiculos quebrado, ele batei em uma cela de animal gostaria de saber se a falta de apetite sexual tem a ver com isso e o que fazer , desde ja agradeço me responda por favor ja pensei até em separar um abraço fique com DEUS

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Rosa, mas isso é um caso para ser investigado melhor, para averiguar o que é e como se encontra este “testículo quebrado”, depois disso fazer uma avaliação hormonal para identificar a causa desta falta de desejo, não espere mais, marque consulta com um urologista no centro de saúde mais próximo de sua casa. Abraço.

  • Matheus

    a alguns dias eu percebi o caroço grudado no canal do pênis dentro do corinho do testículo, ele é meio grande tem do tamaho de um grão de arroz o que pode ser ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Matheus, existe possibilidades que devem ser investigadas pelo seu médico, só assim para verificar do que se trata. Abraço.

  • Marina

    Bom ! há um ano em média um dos testículos de meu pai começou a crescer , ele diz que é como se fosse um líquido quando ele apalpa, e então eu procurando sobre o assunto acabei encontrando o seu , queria saber se vc pode me auxiliar passando algumas informações sobre o assunto? Eu agradeço.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Marina, além desta do texto o que mais posso ajudar?

  • alexandre

    tenho apenas 14 percibi q tenho um nodulo no testiculo esquerdo to muito precupado vo avisa minha mae agora!!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim Alexandre é importante.

  • italo

    eu estou com um carosso no meu testicolo esquerdo e estou comedo sera qui e cÂncer?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Italo, procure logo seu médico. Abraço.

  • cristiano

    tenho dois caroços no saco oq pode ser?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pode ser algo importante que deve ser investigado, mas também pode ser alguma coisa simples que não requer avaliação mais profunda, por isso deverá fazer uma consulta com um médico urologista para que ele possa identificar se existe ou não um problema neste teu caso. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Colega, mas ainda não sabemos nem do que se trata, se realmente este caroço é algo que deva ser considerado, essa coloração diferente que você diz ainda vai ser pesquisada com exames, jamais será possível eu ou alguém te dizer alguma coisa sem examinar, sem exames, fique calmo, mas se está muito preocupado, acho que deve procurar outro médico que possa te atender mais rápido. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    “quero resposta”

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Fabio, claro, se preocupe sim com sua saúde, procure um urologista. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Arnaldo, se levantou suspeita é algo importante, portanto deve ser averiguado, e para isso, somente o seu médico pode fazer. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Calma, termine a medicação realize nova consulta para o médico fazer nova análise. Mas fique calmo.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    mesmo não sentindo sintomas, mas estas estruturas devem ser investigadas pelo seu urologista.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Deve fazer uma consulta e conforme avaliação o medico deverá pedir exames para verse tem alguma infecção, mas fique calmo, se for o caso pode ser resolvido. Abraço.

  • luis silva

    sou estériu…desde a infancia, tive cachumba e hj estou com 55 anos, sou casado …faço reposição hormonal a cada 21 dias…mesmo assim..nao tenho desejo sexual….tem outros recursos…nao th flhs.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Pode procurar um urologista na sua cidade, mas se no posto de saúde tiver o clinico geral consulte com ele mesmo para ter uma primeira avaliação. Abraço.

  • RICHARD

    ESTOU COM UM CAROÇO MAIS ESTAR COLADO NO TESTICOLO TENHO 14 ANOS ISSO E NORMAL

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Richard, caroço deve ser avaliado por um médico, procure o posto de saúde de seu bairro e marque uma consulta ou o agente de saúde da sua região para marcar para você.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Flávio, para esclarecer isso somente se fizer uma consulta, concorda comigo, seu médico vai avaliar e dizer se está tudo bem. Abraço.

  • kener

    bom dia, o meu caso é que o meu testiculo direito e normal, mas o esquerdo é como se fosse “qualhado”, “quebrado”, nunca senti dor por isso nao proucurei o medico mas ele é mais sensível quando toca ou depois que tenho relacoes, isso é um problema ?? tenho 23 anos.

  • Victor Hugo

    Tenho 22 anos . a 3 meses atrás ao ejacular sentir uma dor muito forte no canal da uretra. Eai depois desse dia minha vida virou um inferno. Dei show em emergência .Comecei a sentir, dor na parte lombar, cólicas na bexiga, vontade frequente de urinar,dormência na bolsa escrotal e umas pontadas no pênis que assusta muito. As pontadas é tipos umas fisgadas que é ligeiramente momentânea. Fiz uma porrada de exames . ultrassonografia pélvica NORMAL, tomografia do abdomem inferior NORMAL, tomografia do abdomem total NORMAL, tomografia do crânio NORMAL. mas aí quando fiz a ultrassonografia da bolsa escrotal deu MICROLITIASE TESTICULAR daí já pensei que era logo um câncer de testiculo. Com isso o médico pediu o exame de Beta-HCG e alguns marcadores tumorais , pra minha surpresa deu tudo NORMAL. Mas o incomodo persiste e não sei o que mais eu faço para curar desses incomodos. continuo indo ao urologista.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Consulte o seu médico, só ele poderá fazer exames clínicos para avaliar.