Câncer de próstata, abandone o machismo, toque retal pode salvar vidas

Estudos confirmam o que estamos cansados de presenciar, homens evitam o exame de próstata por medo de descobrir que têm a doença e por adotar uma atitude machista em relação à consulta.

O que é a próstata?

A próstata é um órgão pequeno situado logo abaixo da bexiga, só os homens possuem próstata.

Qual a função da próstata?

A próstata produz uma substância que, juntamente com a secreção da vesícula seminal e os espermatozóides produzidos nos testículos, formam o sêmem ou esperma.

medo.gifQuais as doenças da próstata?

Doenças podem que atingir homens, adolescentes e idosos.
Prostatite (inflamação da próstata), Tumor benigno da próstata (Consiste em um crescimento das glândulas prostáticas, depois de toda a próstata).

Tumor maligno da próstata
O câncer de próstata, geralmente, não apresenta sintoma. Mais tarde, começará a obstruir a urina.

O câncer da próstata, quando avança, pode se disseminar (espalhar-se) pelo corpo, vindo a atingir outros órgãos, e principalmente os ossos.

Os sintomas do câncer de próstata – estão dor no momento de urinar ou ejacular, sangue no sêmen ou na urina e dor na parte inferior das costas, quadris e coxas.

Importantes Exames Preventivoscancer_prost.gif
Toque retal – Os homens, a partir dos 40 anos, deve realizar o exame de toque retal pelo menos uma vez por ano. Neste exame, o médico pesquisa o tamanho, consistência, pontos endurecidos dolorosos e mobilidade. O reto é a única via natural de acesso para tocar na próstata. Este toque serve para se fazer o diagnóstico precoce do tumor e se encontrado após tratamento cirúrgico, leva à cura em grande número de casos.

PSA – Significa antígeno prostático específico, um exame realizado no sangue do paciente. Trata-se de um antígeno específico da próstata, podendo estar normal ou aumentado tanto no adenoma benigno da próstata quanto no câncer da próstata, sendo que neste último, na maioria das vezes, está aumentado.

O PSA não substitui o Toque Retal, pois pode acontecer variações e existem fatores interferentes que podem mascarar o resultado. A realização do Toque Retal em conjunto com o PSA é a melhor estratégia.

Pode ser feito ainda a ultra-sonografia e outros mais sofisticados se o médico achar necessário.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre homens de meia-idade.

Abandone o machismo e viva muito mais, procure seu médico e faça um consulta. Quanto mais cedo detectar alguma alteração, melhor será o resultado do tratamento que será feito.

Ser “macho” não vai livrar nenhum homem da possibilidade de ter câncer de próstata, e deixar para depois, no próximo mês, ano que vem poderá ser tarde demais, e as conseqüências são trágicas.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • http://www.cirilovelosomoraes.com.br Cirilo Veloso

    Eu ainda sou novo [25 anos], mas quando passar dos 40 farei o exame, sim.

    Exame médico não tirará minha masculinidade. Acho esse machismo idiota uma viadagem reprimida [talvez o medo de gostar da fruta rsrs].

    Abração, grande silvano.

    ;)

  • Pingback: Meu Google Reader at 30 & Alguns

  • Chawca

    Eu concordo com o Cirilo, se o cara tem sua sexualidade bem definida e resolvida, não tem porque achar que não será mais macho pq vai fazer o exame…
    Em todo caso, bom humor é sempre uma boa saída…

  • http://www.snascimento.com/blog/ Sergio Nascimento

    Concordo com o Cirilo e o Chawca. Além disso eu tenho grande confiança na evolução da medicina, pelo menos até chegar a minha vez…

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Cirilo, chawca e Sérgio, existe, medo preconceito, outras… Mas temos que saber que estes exames são todos muito importantes para a saúde do homem, grande abraço também a Veridiana pelo apoio que sempre.

  • Pingback: Meu Google Reader | 30 & Alguns

  • Zimmermann

    Trabalho na área da saúde e acho que o toque é o mais eficaz exame de prevenção,tenho 36 e certamente vou fazer o exame,tenho um tio que fez o exame a dois anos e por medo e preconceito não foi buscar o resultado,agora descobriu que o tumor esta no estado avançado.É lamentável!

    Zimmermann, tem toda razão, temos que deixar de lado o preconceito, a vida é muito mais importante.

  • ANTONIO H. NETO

    Senhores tenho 61 anos de idade, faço exames da “PRÓSTATA” desde do ano de 2001, fiz toque retal e PSA neste ano e no seguinte com resultados satisfatórios em ambos, porém por motivos alheios a minha vontade, mudei de urologista que não usa o método do toque retal, só PSA e Ultrasonografia, de certo período para cá os exames de PSA começaram ter pequenas alterações, ai o Doutor me receitou “FINASTERIDA” outras vezes o “SAWPALMETO” e havia regressão na dosagem do PSA, porém este médico saiu desta Clínica deixando outro em seu lugar que continuo a frequentar, sendo que este ultimo passou a analisar o meu prontuário e com base no resultado do ultimo exame de PSA total 2,98, em março de 2008, ele pediu que repetisse o exame, para melhor análise fiz em dois laboratórios no mesmo dia 08/09/2008, mais cedo deu 3,23 total e 14,09 livre, o outro as 10h deu 4,68 total e 15,00 livre.
    Com base nesta evoluçao ele sujeriu que me submetesse a uma biópisia,
    sem antes ter fazer exame de toque.
    PERGUNTO: Sem ferir o sentido da ética, os Srs. não acham está havendo uma iversão: que primeiro deveria fazer o exame de toque e após o de biópisia.

    Grato

    ANTONIO H. NETO
    Antônio, comentários via email.

  • Pingback: Toque retal e PSA podem ser desnecessários como exames de rotina da próstata | Plugbr.net

  • Lex

    Veja bem, estamos no século 21 e eu não consigo acreditar que ainda não tenhamos avançado, em tecnologias para análises clínicas, a um ponto de não necessitar de exames como este. Independente de questões de machismo e etc, falo no sentido de evolução. É como a transfusão de sangue que muitos insistem em brigar por SANGUE, quando hoje já é provado haver tecnologia suficiente para a produção de “sangue artificial”, mais barato, seguro e que serve para substituir o sangue verdadeiro em uma transfusão em 70% dos casos. Aí entra a questão, que as pessoas não optam pelo artificial por MEDO e não pelo fato que preste ou não… Da mesma forma, as pessoas hoje devem preferir o exame de toque que é algo “natural”, sem uso de tecnologia, do que aceitar o uso de tecnologia capaz de fazer a mesma coisa de forma mais rápida, prática e precisa do que médicos defasados e que não se atualizam em seus estudos.

  • Virgulino

    Srs. Tenho um amigo que foi fazer um exame de próstata via toque retal, não sei a razão ele passou a solicitar o exame varias vezes, semanas, dias, acho que gostou, pode [...]

  • José Bezerra da Costa

    Preciso saber: em caso de cirurgia prostática, o homem perde a virilidade? Quais os sintomas pós-operatório?

    A propósito, continue com seus comentários porque os jovens certamente, procurarão mais cedo um Urologista.

  • jose carlos

    tenho 53 anos faço meus exames a muito tempo continuo sendo homem não mudei em nada minha vida por isto,infelizmente o preconceito e que mais mata,eu peço a todos que faça o exame enquanto e tempo depois que a doença se instala meu amigo ja era

  • sandra

    eu sou mulher sim e estou aqui para falar desta doença que mata e homens ignorantes não deran conta.
    Infelizmente perdi meu avô com o cancêr de prostata e posso dizer que o estágio terminal é terrivel ele passava fome por que não podia comer por que o cancer tinha se espalhado então pensen bem e vão fazer o teste pois todos sofrem o paciente e os familiares que vejam o sofrimento e não podem ajudar
    sejam conciente e se amam de verdade Deus deu o corpo para nós cuidar como se fosse um carro zero km

  • Pingback: Meu Google Reader | 30 e Alguns

  • clodoaldo

    Quando acontece com pessoas próximas da gente nos passamos a acreditar, vamos deixar o machismo de lado ir cuidar de nossas vidas.

  • Darte

    Srs. Estou pesquisando sobre o assunto porque, como já tenho 41 anos, me sinto na obrigação de investigar como anda meu funcionamento prostático. Sempre que converso com amigos de minha idade ou superior, a conversa é a mesma: “no meu” não! É absurdo se pensar ainda dessa forma e, como meu avó teve problemas nessa área, não custa dar um examinada básica… Minha Avó dizia: “É melhor prevenir do que remediar!” Então, sugiro a quem ler este artigo e meu comment que deixe de frescura e faça o exame digital retal com um médico de sua confiança, e evite ter que remediar essa doença que ainda não tem remédio, a não ser a prevenção… Obrigado pelas informações colhidas e um abraço a todos!

  • Antonio

    O exame TDR (toque) é o mais barato, rápido e prático e em combinação dom o PSA é uma arma poderosa no combate ao câncer de próstata. O machismo e preconceito pode realmente sair bem caro, quando não fatal. Um amigo meu foi postergando a ida ao urologista até que surgiu uma anomalia na próstata e resultado: graças a Deus não era câncer mas em compensação ele que tinha medo de uma leve dedada teve que se submeter ao que ele classificou como o exame mais humilhante da vida dele, que teve as suas entranhas escancaradas com um instrumento que é introduzido igual um termômetro retal mas que uma vez lá dentro se abre como um guarda-chuva para que o médico pudesse examinar melhor, imagine a situação… e p/ ajudar ainda tinha uma enfermeira gost** junto.
    Portanto, fazer o exame ainda é a melhor opção.

  • Tadeu de Souza….

    Bom,esse Papo de Machismo não é Comigo pois para mim o Que
    Importa é minha Saúde e no momento Certo Farei o Toque Retal
    sem qualquer receio e se vç tiver Consciência fará o mesmo…….