Temos dois tipos básicos de exame para identificar uma gravidez, o teste Beta HCG ou BHCG quantitativo que mostra valor numérico, ou o qualitativo, onde o resultado indica apenas teste positivo ou teste negativo, que neste caso, fica fácil entender. Mas estes dois tipos de resultados do exame de sangue ou urina podem gerar dúvida ou confusão, vamos entender de maneira simples cada um deles.

Na verdade, o hormônio hCG Gonadotrofina coriônica humana, é formado por duas moléculas, conhecidas como fração Alfa e fração Beta, entretanto, a fração Alfa é muito parecida com outros hormônios, como LH, FSH, porém a fração Beta não se parece com outros hormônios. Desta forma, os laboratórios criaram testes para identificar somente a fração Beta, por isso Beta HCG ou BHCG, evitando assim reações cruzadas.

Dois tipos de exames – Beta HCG quantitativo e qualitativo

O hormônio beta hCG surge em abundância quando a mulher está grávida, e também produzido em alguns tipos de tumores, como de testículo. Esta substância produzida no início da gestação quando ocorre a implantação do óvulo, será detectada pelos testes de gravidez para informar se a mulher está ou não gestante.

O teste BHCG qualitativo vai informar apenas se existe ou não uma gravidez, ou seja, o resultado do laudo deste exame será “Positivo” ou então “Negativo”.

No caso do teste Beta HCG quantitativo, o resultado fornece valores numéricos como 50, 100, 530 mUI/ml, e seguindo os valores de referência poderemos comparar e identificar se existe uma gravidez. Além de ser um pouco mais preciso, estes dados numéricos são fundamentais em algumas situações, como gravidez ectópica.

Diferença entre o beta HCG qualitativo e o quantitativo

Sabendo o que cada um dos testes informa, vemos que basicamente a diferença entre os dois exames é que o quantitativo fornece o resultado em valores, e o qualitativo fornece o resultado em “positivo” ou “negativo”. Vamos entender um pouco mais.

Se você realizar um exame beta HCG quantitativo, poderá comparar este resultado numérico com valores padronizados que dizem se é positivo ou não e além disso, uma tabela fornece valores que indicam aproximadamente o tempo de gestação.

Sobre o BHCG qualitativo

Este teste é aquele normalmente vendido nas farmácias, para que a mulher possa fazer o teste em casa.

Além dos testes de farmácia para realizar na urina, no laboratório também disponibilizam este tipo de análise, é equivalente ao teste adquirido na farmácia, entretanto, no laboratório, pode ser realizado também no sangue.

Beta HCG quantitativo e os valores de referência

O teste é realizado em laboratórios de análises clínicas, por meio da coleta do sangue no braço da mulher. Não sendo necessário estar em jejum, e o procedimento é executado em equipamentos automatizados e não em tiras, fitas ou cassetes como no qualitativo.

Quando receber um resultado do teste B HCG quantitativo, será necessário comparar este valor com a referência, e assim identificar se é um teste positivo ou não.

Se o valor de BHCG estiver abaixo de 5 mIU/ml, este será um resultado negativo. Para valores entre 5 a 25 mIU/ml é um teste indeterminado, pode ser que esteja aumentando a concentração do hormônio, assim o ideal é realizar novo teste dentro de 3 a 4 dias. Valores acima de 25 mIU/ml, temos um teste positivo, a mulher está grávida.

Usando os mesmos valores encontrados, é possível saber, mesmo que não seja preciso, o tempo de gestação.

Valores de BHCG entre 5,8 a 71,2 mUI/mL, a mulher pode estar de 2 a 3 semanas de gestação. Valores de 9,5 a 750 mUI/mL – 4 semanas de gestação. Valores de 217 a 7.138 mUI/mL – 5 semanas de gestação. E assim por diante.

No resultado vem impresso a tabela para comparação, que pode variar de um laboratório para outro.

O exame também é importante em outras situações como gravidez ectópica, onde no primeiro mês da gestação os níveis de hCG não se elevam com a mesma velocidade de uma gravidez normal, sendo necessário acompanhar os valores.

BHCG quantitativo indica para o médico o tempo de gestação, além de auxiliar no diagnóstico de outras patologias.