Beber água durante o jejum para realização de exames laboratoriais

Uma pergunta frequente na recepção do laboratório é se o ato de beber água durante o jejum, antes da coleta de sangue para realização de exames laboratoriais vai “tirar” ou “quebrar” o jejum, impedindo a realização dos testes solicitados.

Beber água pode. A ingestão de água em quantidades normais, apenas para matar a sede, certamente não vai “quebrar” o jejum, não vai alterar os resultados dos exames que serão realizados.

Em caso de exames que o paciente tenha que tomar algum tipo de anestésico é recomendado não beber água antes do procedimento, que não é o caso dos exames laboratoriais de sangue.

No caso do exame de urina, não deve ser ingerida grande quantidade de água durante a noite e depois pela manhã realizar a coleta do material (urina), pode ocorrer uma diluição desta amostra e desta forma alterando o resultado. Por isso, o ideal é que não tome água exageradamente na noite que antecede a coleta de urina para o exame pela manhã.

Silvano Vilela


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • carlos

    Boa noite meu filho esta fazendo exame para o colegio naval e deu no exame sangue na urina , pediram para ele voltar em 2 dias para repetir o exame e para que ele beba bastante agua durante estes 2 dias e nao fizesse esforço , sera que bastante liquido diminui o sangue NA URINA?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sangue na urina, independente de ingresso em serviço particular, público ou Serviço militar, deve esclarecer o motivo deste sangue, isso sim é mais importante neste momento.

  • Pingback: Ariane Fonseca

  • Pingback: Adriana Zenatti

  • Pingback: Camila Monteiro

  • Pingback: Silvano Vilela

  • Pingback: Pâmela Rodrigues

  • Daniela Batista

    Pq é necessário a pratica do jejum durante alguns exames laboratoriais.

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      A ingestão de alimentos em alguns tipos de exames levam ao aparecimento de elementos que interferem na análise, outros adicionam substâncias que aumentam ou diminuem o valor do metabólito pesquisado, direta ou indiretamente. Em algumas análises as substâncias presentes no alimento não interferem na avaliação, nem direta nem indiretamente, não necessitando do jejum nestes casos.

  • Tamires

    Boa noite !
    Bom tenho exames de sangue e de urina amanha
    estou gravida e tenho que faze-los !
    Estou morta de sede posso beber agua ?

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Veja no texto exame que não pode beber água, é raro o caso, acredito que se for fazer exames rotineiros de gestante não irá realiza-los, sendo assim PODE beber água sim.