Uma pergunta frequente na recepção do laboratório de análises clínicas é se o ato de beber água durante o jejum, antes da coleta de sangue para realização de exames laboratoriais, vai “tirar” ou “quebrar” o jejum, impedindo a realização dos testes solicitados. Vamos ver se tomar água está liberado ou não.

Beber água pode. A ingestão de água em quantidades normais, apenas para matar a sede, certamente não vai “quebrar” o jejum, não vai alterar os resultados dos exames que serão realizados. Tomar água está liberado.

Outras informações sobre tomar água durante o jejum para exames

Em caso de exames que o paciente tenha que tomar algum tipo de anestésico é recomendado não beber água antes do procedimento, que não é o caso dos exames laboratoriais de sangue.

No caso do exame de urina, não deve ser ingerida grande quantidade de água durante a noite e depois pela manhã realizar a coleta do material (urina), pode ocorrer uma diluição desta amostra e desta forma alterando o resultado.

Por isso, o ideal é que não tome água exageradamente na noite que antecede a coleta de urina para o exame pela manhã.

Portanto, para realizar exames laboratoriais de sangue que necessitem respeitar um jejum antes da coleta do sangue, a pessoa não precisa ficar sem tomar água, beba água normalmente, não vai quebrar o jejum.