As 10 maiores dúvidas ao realizar exames laboratoriais

Quando o médico solicita algum exame laboratorial para diagnosticar ou acompanhar alguma patologia, dúvidas aparecem, geralmente relacionadas a coleta do material, como proceder quanto ao jejum, como pegar o resultado, data, horário de atendimento. A maioria dos usuários do serviço laboratorial se preocupam em seguir todas as recomendações para fazer o exame. Seguir estas recomendações é crucial para obter um resultado correto, que represente a realidade orgânica daquele momento. Listei aqui as 10 maiores dúvidas que os usuários do laboratório encontram quando estão de posse de um pedido para realizar exames.

Para realizar qualquer tipo de exame antes da coleta pode beber água?

Beber água pode. A ingestão de água em quantidades normais, apenas para matar a sede, certamente não vai “quebrar” o jejum, não vai alterar os resultados dos exames que serão realizados.

Para realização dos exames solicitados pelo médico qual o material que deve ser coletado, urina, sangue, fezes?

Para realização de qualquer exame é imprescindível que o material biológico seja adequado para aquele teste, pois os reativos químicos empregados são direcionados para reagirem com as amostras indicadas para a análise. Se não souber qual o material que deve ser coletado vá até o laboratório com o pedido feito pelo médico ou ligue para informarem qual o material será necessário levar no dia marcado para o teste. Aqui no blog também disponibilizamos textos que podem esclarecer muitas dúvidas, pesquise exames agora.

O jejum é obrigatório para realizar exame de sangue?

A maioria dos exames de sangue necessitam jejum para coleta do material, mas nem todos seguem esta mesma regra, leve o pedido médico (solicitação de exames) até o laboratório para receber as recomendações referentes a cada exame. Poderá verificar recomendações básicas para exames também aqui no blog.

Qualquer pessoa pode pegar o resultado dos meus exames de laboratório?

Não, a maioria dos laboratórios só entregam laudos para a pessoa que fez o exame, geralmente cobram a apresentação de algum documento com foto ou protocolo. O exame também pode ser entregue para alguém que leve o protocolo de retirada dos testes laboratoriais e um documento identificador. Mas, certos laboratórios em casos de resultados como Anti-HIV só podem ser retirados pela própria pessoa “dona” do exame.

Como fazer o jejum para realizar exames de colesterol e triglicerídeos?

Colesterol  e triglicérides ou triglicerídeos são exames solicitados frequentemente, e para sua realização o ideal é ficar em jejum 12 horas e não fazer uso de bebidas alcoólicas pelo menos dois dias antes de colher o sangue.

Posso pegar o resultado do meu exame pela internet via online?

Cada vez mais exigentes, pacientes passam a cobrar agora que o laboratório, além de qualidade e rapidez possam também disponibilizar o resultado dos exames via internet. Nada mais justo o paciente ter acesso aos seus exames de forma rápida e sem complicações. A maioria dos laboratórios oferecem esta comodidade aos seus clientes. Consulte a atendente de seu laboratório preferido sobre como fazer para imprimir seus exames no conforto de seu lar.

Os medicamentos que estou tomando podem interferir no exame alterando o resultado?

Muitos medicamentos interferem na realização dos testes laboratoriais, aumentando ou diminuindo o valor final do exame. Se por acaso o laboratório informar que o medicamento interfere no teste que irá realizar, o ideal será conversar com o médico sobre a possibilidade de suspender o uso deste remédio por um período antes da coleta do material para exame, mas se não for indicado a suspensão do fármaco em uso, o laboratório e o médico devem estar cientes deste fato, para que possam interpretar corretamente o resultado do exame. Já citamos em alguns textos aqui no blog medicamentos que alteram resultados de exames, confira. Pesquisa recente indica que estatinas, AINEs e diuréticos podem causar resultados mais baixos do exame PSA.

O cigarro causa algum tipo de interferência nos resultados dos meus exames?

Exames como OGTT sofrem alterações se o paciente fumar durante a realização da prova, evite também fumar no dia da coleta de outros exames.

O consumo de bebida alcoólica pode alterar os resultados de exames laboratoriais?

O álcool interfere no resultado do exame, seria ideal evitar o consumo de bebidas alcoólicas pelo menos nos dois dias que antecedem a coleta do sangue. Veja também Check-up de exames de sangue – Cuidado com os exageros antes do jejum.

A menstruação pode interferir alterando resultados de exames?

Pode interferir especialmente no exame de urina -EAS. O sangue que está sendo liberado na menstruação pode causar uma interpretação errada, o laboratório e até mesmo o clínico poderia interpretar que seria um problema, uma patologia urinária. Mas, se o médico solicitar que mesmo menstruada a mulher colha a urina e o exame seja realizado, esta informação deverá ser repassada ao laboratório para que indique novos procedimentos para coleta do material biológico.

Uma das maneiras para esclarecer dúvidas sobre exames é procurar o laboratório de sua confiança e mostrar o pedido do médico, muitas vezes a letra não é legível mas os profissionais dos laboratórios estão acostumados e conseguem ler os nomes corretamente. Se você souber o nome do teste a ser realizado, poderá também ligar ou entrar no site do laboratório, boas informações podem ser adquiridas por estas duas vias, sem sair do conforto do seu lar. Aqui no blog também disponibilizamos vários esclarecimentos sobre análises laboratoriais.

Se você tiver alguma dúvida ou queira acrescentar outras recomendações a respeito de alguma coleta de exame poderá usar o formulário de contato.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.