Alerta – Vacina tetravalente pode causar febre e outras reações adversas

Depois da vacina pneumocócica e meningocócica que não está sendo oferecida no posto de saúde, neste mês, estava marcado no cartão de vacina para continuar a aplicação das que fazem parte do calendário de vacinação oferecido pela rede de saúde pública, mas vou comentar mais especificamente sobre a vacina tetravalente segunda dose, que causou no nosso bebê fortes reações adversas, como febre alta e outros efeitos colaterais, julguei importante relatar aqui para que outros pais tomassem uma certa precaução quando for fazer esta imunização.

A vacina conhecida como tetravalente tem a função de prevenir contra as doenças Difteria,Tétano, Coqueluche e Meningite por Haemophilus influenzae tipo b (DTP + Hib), que consiste na combinação de dois produtos a vacina polissacarídica contra Haemophilus influenzae tipo b (Hib) conjugada com toxóide tetânico (liófilo) e a vacina contra difteria, tétano e coqueluche (líquida). A vacina faz parte do calendário nacional de vacinação e deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses e um reforço aos 15 meses. Deve ser administrada até os 5 anos de idade e no máximo até os 7 anos. Sobre uma substituição desta vacina por outras com menos efeitos colaterais, fica uma dica, existe a versão acelular da dtp, com a mesma eficácia.

O principal motivo deste texto é alertar as mães e pais para estarem atentos aos efeitos que podem surgir em seus bebês, principalmente após a aplicação da segunda dose da vacina tetravalente disponibilizada na rede pública. Já tinha ouvido vários relatos de mães que vinham até o laboratório fazer exames, ou mesmo amigos, contavam que a segunda dose geralmente causa febre e outros efeitos. Quando aplicamos a primeira dose da tetravalente o bebê apresentou febre moderada, 37ºC e discreta irritação com dor no local da aplicação, nesta segunda dose perguntamos para a enfermeira do posto de saúde se os efeitos eram mais brandos do que na primeira, ela relatou que eram normais, mas o que ocorreu foi uma febre alta, 38 chegando em alguns momentos a 39ºC ou mais. Mesmo sabendo que discreta reação ocorre, isso já não era discreto, resolvemos levar o bebê ao médico para que pudesse avaliar melhor, relatamos os efeitos que verificamos, ele disse que possivelmente tinha ocorrido um início de convulsão.

Reações que foram observadas em outros pacientes: Febre de moderada a alta geralmente por dois dias, irritabilidade, sonolência, vômitos, diarreia, anorexia, manifestações locais (dor, eritema, edema) e devido ao “componente pertussis” da vacina pode ocorrer convulsões, episódio hipotônico-hiporresponsivo e encefalopatias. Com menor frequência ocorrem reações alérgicas e choro inconsolável, além de manifestações neurológicas.

Conforme descrevi, confirmado pelo médico, ocorreu um caso de relativa gravidade, controlado com uso de antitérmicos e ingestão de líquidos, por isso, recomendo que os senhores pais que jamais deixem de levar seus filhos para vacinação, senão, os problemas serão muito maiores se o bebê for acometido pelas doenças que esta vacina evita, mas fiquem atentos aos efeitos que possam ocorrer após a aplicação da vacina tetravalente, principalmente a segunda dose, se observarem alguma alteração no estado geral da criança, febre ou algum outro sintoma, leve para um médico realizar uma avaliação.

Comentários importantes:

1) Na primeira dose minha filha não teve febrícola, na segunda teve uma reação periorbital (ficou vermelho envolta dos olhos) mas a pediatra do Posto de Saúde aqui de Copacabana que viu minha filha na hora disse que não era nada, só porque ela tinha chorado muito, ela teve dor local e febre, na terceira dose dia 19/02 ela teve muita febre e fez uma alergia nos braços e pernas, ficou bem irritada e a mancha avermelhada se espalhou por todo seu corpinho, fomos parar na emergência do Copa dor que diagnosticou reação severa a vacina, e disse que é bem comum com essa vacina, ela precisou tomar corticoide e antialérgico para bloquear a reação, a pediatra ainda me disse que algumas crianças fazer choque anafilático … é preciso ter atenção na segunda dose, caso tenha qualquer coisinha entre em contato com seu pediatra, não deixe passar nenhum detalhe diferente, pode ser perigoso.
Fique atento ao diluente da vacina, esses podem ter efeitos ruins também!

Julia Mattoso comentou aqui no blog.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Pingback: silvanocv (Silvano Vilela)()

  • Pingback: Silvano Vilela()

  • Pingback: Silvano Vilela()

  • Carla

    Minha filha teve febre muito alta após a vacina tetra. Chegou a ter hoje pela manha 39,5 graus, isso que tomou a vacina segunda a tarde dia 11. Os pais tem que cuidar muito porque a febre vem de repente e muito alta. Fui ao hospital onde ela tomou dipirona e uma banho de 20 minutos em temperatura ambiente. Fica aqui a dica.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Tem toda razão colega, o problema ocorre realmente e muitos casos. Obrigado pela dica, abraço.

  • Nettha

    [http://www.vacinas.org.br/novo/manuais_t_cnicos/manual_de_eventos_adversos/evenadv07.htm]

    Se eu pudesse voltar atraz e soubesse os efeitos devastadores que a vacina pode causar apesar de rarícimos eu teria feito particular a vacina da minha filha. Depois da tetra vem a DTP, na 1ª- dose minha filha teve uma encefalopatia, vai ter de fazer fisio enquanto estiver em fase de crescimento, e uma atividade física para toda a vida, nunca poderá ser uma pessoa sedentária

  • tarcia

    e mornal inxacho no local da vacina

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Um pouco pode ocorrer, mas não muito, se observar alteração acentuada leve ao médico para avaliar.

  • Lidia

    meu filho tomou o 2° reforço hoje, com 4 anos e está tendo dores fortes na perna… fomos avisados na Unidade de Saúde, mas confesso que fiquei assustada com os relatos de febre e convulsão, temos que ficar atentos sempre, pois a saúde devemos preservar, jamais poderemos comprá-la!

  • neide

    A minha minha filha teve febre alta de até 39,2 e Inicio de convulção e foi a primeira dose.A segunda dose vou optar pelo particular.As reações dessa vacina é mto forte.
    bjim

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Tem razão, mas geralmente a segunda dose as reações são mais fortes, no seu caso foi a primeira. Abraço.

  • patricia

    minha filha depois que tomou vacina tetravalente ,aos 4 meses teve crise convulsiva após 12 horas…ficou com sequelas,hoje com 3 anos nao anda,nao fala e tem crises convulsivas constante.nao sei se foi por causa da vacina,mas sei que tudo começou depois da vacina.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Respondi no seu email.

  • val

    Realmente os leigos devem saber que existe um manual do ministerio da saude com muito conteudo sobre reações adversas e que para isso toda vacina é testada amplamente em laboratorios e as vezes ate em animais e por ultimo e com segurança em seres humanos. AGORA É IMPORTANTE DIZER QUE PARE SEREM PAIS E MAES É NECESSARIO ESTAREM PREPARADOS POIS NEM TUDO E ALEGRIA E QUE TODA VACINA TEM SEUS PROS E CONTRAS . ATUALMENTE O BRASIL,ERRADICOU A MAIORIA DAS DOENÇAS QUE MATAVAM AS CRIANÇAS NESTAS FAIXAS ETARIAS E ISSO NÃO É NADA BARATO. NÃO É POR SER PELO SUS QUE A VACINA É RUIM OU CAUSA REAÇÕES . A POPULAÇÃO E EM ESPECIAL OS PAIS , DEVM ESTUDAR MAIS.E ENFIM AGRADECER AO SISTEMA DE SAUDE QUE DISPONIBILIZA TANTAS VACINAS A CUSTO ZERO!!!!!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Amiga,
      ninguém é obrigado a engolir o que mandam e ficar calado, se curvar. Acho que a vacina deve sim ser tomada, mas por favor, falar que as mães devem estudar mais não acho que seja o caso, por falar em estudar mais, você sabe que a Vacina acelular disponível na rede particular não causa estes sintomas referidos aqui. Tenho certeza que o SUS é um ótimo sistema de saúde, trabalho nele, sei dos prós e contras, mas não é por isso que digo “Amém”. Para finalizar, você deve estar brincando quando diz “AGRADECER AO SISTEMA DE SAUDE QUE DISPONIBILIZA TANTAS VACINAS A CUSTO ZERO”, agradecer por uma coisa que pagamos com uma das maiores carga de impostos do mundo, agradecer não, devemos é “exigir muito mais”, isso também deveria ser estudado. (Por favor não volte a escrever comentários em caixa alta que será excluído automaticamente).

    • Fábio

      Custo zero uma …. Nós pagamos os impostos mais caros do mundo.
      O que eu acho engraçado é que esse povo do SUS acham que estão fazendo algum favor a nós cidadãos.

    • Graziela

      Você já passou por alguma situação difícil com alguma filho depois da aplicação da DTP? Ou melhor, você tem filhos?

      Você pode não saber o que significa chegar no hospital com um filho passando muito mal, após ter recebido a dose da vacina.

      E eu posso te garantir que é horrível.

      Então minha cara, acho que o seu comentário foi muito infeliz.

  • Grazielle

    Olá!
    Meu filho tem 2 meses e tomou a vacina tetravalente dia 03/05…ele chorou muito na aplicação, e senti que de certa forma ele ja esta incomodado.. já não esta dormindo bem… esta sonolento mais não consegue dormir um sono mais profundo, gostaria de saber se a febre é padrão em todos os bbs? e se o local onde foi aplicada a vacina poderá inchar, ou infeccionar..e se posso me prevenir administrando algum medicamento, como paracetamol para a febre e que compressa devo fazer no local se a fria ou a quente?

    Obrigada, aguardo resposta.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Enviado. Abraço.

      • Grazielle

        Obrigada Silvano pela resposta.. atenção e ajuda … não deixarei de visita-lo.. e de fazer minhas perguntas quando houver duvidas..

        Obrigada…

  • polliana s souza

    Em dezembro de 2002 levei minha filha entao com dois meses de vida ao posto de vacinação onde ela recebeu a primeira dose da tetravalente,logo que cheguei em casa com ela notei que ela estava estranha,em seguida começou a ficar pálida e em seguida desmaiou e ao chegar ao hospital ela teve para respiratória,e logo apos ser reanimada parou de respirar de novo,foi um sufoco pra mim ver minha filha tao pequenininha naquele estado,pensei que ela fosse morrer,se nao tivesse recebido socorro rápido não resistiria.E importante lembrar os pais que nao deixe de levar seu filho pra vacinar,apesar disso tudo ela recebeu depois a dose da DT acelular lembrando que essa reação foi causada pela PERTUSSIS,componente que protege contra a coqueluxe.a DT acelular veio sem esse componente pra que ela pudesse recebe-la sem nenhuma intercorrência.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      São casos raros, mas podem ocorrer, por isso fique atento aos sintomas pós vacina, se verificar alteração brusca da temperatura ou outros sintomas, leve ao médico para verificar. Abraço.

    • Graziela

      Olá Polliana,

      Eu passei o mesmo susto com o meu filho, na última terça-feira, dia 16 de novembro 2010.

      Ele tem 4 meses e tomou a 2 dose da vacina DTP e também ficou muito mal…. cheguei com ele no hospital praticamente sem respirar, foi horrível.

      Tive a sensação que iria perdê-lo e não desejo isso pra ninguém.

      A sua filha tomou a DTP Acelular e teve alguma reação?

      Obrigada

  • jean

    boa noite, meu deus, estou muito preocupado, pois minha filha tomou a 2ª dose, e esta com febre variando entre 38 e 39º, o que eu faço, estamos dando dipirona para combater a febre, mais com o tempo ela volta, ela tomou a vacina no dia 26/05 e ate agora continua com febre, ligamos na SAMU e disseram que isso é normal, e lendo os comentários to morrendo de medo. se alguém tem uma dica por favor mandem.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Eu não acho que uma febre que chega a 39 seja tão normal assim, também é importante não criar pânico ou coisa deste tipo, pois aumentos de temperatura muitas vezes ocorrem, mas o ideal é procurar um pediatra para avaliar se está tudo dentro do esperado se esta febre não reduzir logo.

  • Paulo Maciel

    Tenho uma filha de 4 meses e so agora( devido a falta da vacina )ela pode tomar a primeira dose.
    Apos umas 5 horas o joelho na mesma perna apresentou um inchaço.
    Será que isto pode ter ocorrido por ter aplicado na coxa muito próximo ao joelho??
    observamos que também que apos 15:00hs o inchaço começou a diminuir.
    gostaria de obter alguma informação a respeito.
    31-3801 2060
    31-8478-0464

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Respondido via email. Abraço.

  • jaqueline santos

    olá!
    em 11 de fevereiro de 2008,levei meu filho ao posto de saúde para tomar a terceira dose da vacina tetravalente,8 dias após ele teve a primeira convulção que durou segundos,levei na emergência do hospital santa teresinha e o mesmo negou atendimento alegando que não tinha emergência,, somente atendia ambulatório,consegui ligar para uma neuro do plano que atendeu em outro hospital na tijuca, pedindo um rx de crânio,levei-o ao laboratório para o procedimento e quando cheguei em casa com ele teve outra convulsão,voltamos outra vez ao hospital dessa vez no pronto baby onde o médico de plantão resolveu interna-lo ficando em obs durante três dias.quando ele foi pra casa comecei a perceber que ele não sentava mais,não virava mais sozinho,enfim parou de fazer tudo que um bebê na sua idade fazia,ficava imóvel,hoje está com três anos, faz fisioterapia,fono,todos os tratamentos nesessário para sua reabilitação.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Jaqueline, mas o médico diagnosticou o fator que desencadeou este problema. Pode ter ocorrido por outros fatores que não sejam relacionados ao medicamento tomado. Seria interessante descobrir a verdadeira causa do problema. Abraço, obrigado.

  • Angela Maria O França

    Vistos que existe o risco de reações alérgicas,após a segunda dose,por que não se administra logo a versão acelular da dtp,como a mesma eficácia a partir da segunda dose? E assim não expõe a criança a riscos de efeitos colaterais tão perigosos.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Angela, por enquanto na rede pública não disponibilizaram a “acelular”, e muitas mães não podem pagar em clínicas particulares. Abraço.

  • silvana

    minha filhota tomou a vacina hoje sta muito chorona e não mama muito, tenho medo da reação, quanto tempo demora para dar a reação e quanto tempo ela vai ficar assim

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Silvana, observe qualquer alteração, principalmente febre, se aumentar é indicado levar ao pediatra. Muitas crianças se mostram um pouco chorosas, mas não desenvolvem reações. Abraço.

  • Patricia

    meu filho de 6 meses tomou a vacina tetra e esta com febre de 39,3gral a mais de 24h que não passa nem com o tylenol. sera que devo levar ao pediatra?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, leve ao pediatra, trata-se de uma febre alta que deve ser observada por um médico.

  • wilma

    minha netinha tomou a segunda dose e esta com febre dei banho e dei buprovil mas a febre nao passou só baixou com que intervalo possa dar mais remédio e devo mudar para paracetamol?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Wilma, se estiver observando alterações leve ao posto de saúde do seu bairro ou em alguma clínica pediátrica, isso é mais prudente. Abraço.

  • andréa

    no dia 22 deste mes minha filha de 2 meses tomou a primeira dose da vacina tetravalente no mesmo dia a noite ele teve uma crise de choro horrível nada a consolava chegava a perder o folego. fiquei preocupada mas achei que era normal não dormiu a noite passou o dia sonolenta mais achei que era por não ter dormido quando chegou a noite ela começou novamente a crise de choro não quis mamar não queria ficar deitada respirava com dificuldade mas achei que era por causa da crise de choro as 6 da manha resolvi dar um banho qual não foi minha surpresa quando percebi que existia vergõe enormes pelo corpo todo. Como a minha filha do meio ja teve reação da bezetacil percebi que os vergões eram iguais cori com ela para o hospital foi aplicado um anti alérgico e após 1 hora os vergões sumiram mas ela ainda esta molinha devo dar a segunda dose ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Andréa, deve antes consultar o pediatra que a acompanha, mas se ela teve reação alérgica provavelmente deve avaliar o risco benefício ou se for tomar aplicar na clínica e ficar monitorada pelo médico até que se confirme que está tudo bem. Abraço.

  • Vital Neto

    Meu filho tomou hoje a 2ª dose da vacina Tetravalente e deu uma crise de choro que era inconsalável e posteriormente febre de 39,3º. Demos a ele paracetamol foi o mesmo que dar água e por fim levamos ele ao médico as 23h30min, onde o médico informou que era normal essa reação da vacina por 24 horas, prescreveu 0,4 ml de dipirona via injetável e banho até baixar para 37,5° e informou que a dosagem de dipirona é sempre assim: peso dividido por 2; ou seja se vier novamente a febre tenho que dar 3,5 ml de dipirona via oral de 04 em 04 horas.

  • Samuel Guedes

    Minha filha de 2 meses tomou a primeira dose no dia 24/11, e apresentou leve febre e irritabilidade com breves crises de choro no fim da tarde por 4 dias seguidos. Logo depois percebemos que sua pele ficou áspera e sua couro cabeludo esta cheio de “plaquinhas” e com muita queda de cabelo. Gostaria de saber se tem alguma relação com a vacina, pois tudo isso aconteceu depois que ela tomou a Tetravalente, Rotavírus e Anti-Pólio, todas no mesmo dia. Ela também apresenta prisão de ventre, ficando até 3 dias sem defecar. Todos esses sintomas apareceram do 1 ao 3 dias sequintes a vacinação.

  • joenilton Oliveira Machado

    Meu filho tomou a vacina tetravalente e teve febre de 39,4º. Então levei para o pediatra e o mesmo aplicou o Alivium, gostaria de saber quanto tempo age essa reação de febre, ou seja, ela pode vim ocorrer mais de um dia ou se repetir? até quantos dias posso considerar que e reação da vacina.

  • Andrea Cunha

    È verdade, meu filho tem um ano e levei pra tomar a 2 dose, foi de dar dó no coitado, ele teve febre alta por dois dias,nao dormiu a primeira noite chorando toda vez q se mexia e teve diarreia, ficou todo molinho e mancando uns tres dias.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Andrea, não podemos esquecer que o beneficio é muito maior que as intercorrências, ou seja, não podemos deixar de dar a vacina, apenas queremos alertar para que as mães fiquem atentas e se ocorrer qualquer alteração relatada no texto e em vários comentários, procure o médico. Abraço.

  • Emila Póvoa

    Gente,
    Comigo aconteceu a mesma coisa, mas meu filho tem 1 e 3 meses, ele esta tendo febre de mais 39º, e calafrios horrorosos… corri com ele pro Pronto Atendimento, o médico disse que nunca tinha visto uma reação de vacina tão forte e em tão pouco tempo, porque a febre começou 1 hora depois da aplicação e o pior é que o efeito da dipirona não ta segurando as 4 horas mínimas que devia segurar!
    Fiquem espertas… essa noite eu nem vou dormir pra poder vigiar as reações

  • Karina Alves

    Meu filho tomou hoje essa vacina e está muito
    molinho, com dor na perna e febre alta, fica chorando
    o tempo todo e a perna dele esta ficando inchada será que
    é normal o inchaço na perna ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Karina, qualquer alteração deve ser comunicada ao médico, este procedimento é o mais prudente.

  • jaqueline

    ola.estou muito preocupada minha filha tomara a primeira dose desta vacina.

  • jaqueline

    por faor me de algumas dicas de como cuidar da minha bebe pois sou mae de primeira viagem.

  • Julia Mattoso

    Na primeira dose minha filha nao teve febrícola… (julia, seu comentário foi inserido no texto para melhor visualização) Obrigado.

  • ROSE VENÂNCIO

    MEU FILHO TOMOU A TETRAVALENTE DTP+Hib, as reações estão a ser severas,muita febre,39.6 ,diarreia,chorro inconsolavel,não quer se almentar, esta a ser um terror, uma medicação que serve para prevenir causar tantas complicações.

  • Juliani

    oi,levei meu bebe de 4 meses para tomar a 2° dose da vacina tetravalente,ele estava resfriado mais não apresentava febre.no mesmo dia a tarde tive que leva-lo ao medico e foi constatado broncopneumonia.ele ficou muito choroso,e até hoje ,4 dias depois ele chora muito,está irritado ,inquieto e se contorce como se estivesse com cólicas…se soubesse que ele estava tão doentinho não o teria vacinado pois agora não sei se é reação da vacina ou da brônquio..nada o consola ,nem o peito.estou fazendo o tratamento da bronquio e a medica diz que está melhorando mais ele continua enjoado.obs: comecei a dar suco de laranja lima a ele essa semana ,pode ser cólica pelo suco?me ajude por favor..
    aguardo resposta…
    abraço
    obrigada!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Juliani, mas você esta com seu filho sendo acompanhado pelo médico, está fazendo o procedimento correto, então siga as observações feitas pelo seu médico, e se tiver dúvidas entre em contato com ele pelo telefone, ele conhece a história clínica.

  • Alcineia Aparecida

    Bom dia.
    Minha filha tomou a 2º dose da vacina, ela ta com 4 meses. Ela nao teve frebre, nem dor, apenas ficou vermelho em uma das pernas e um caroço em volta do local da vacina nas duas pernas..
    Gostaria de saber se isso é normal.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, é normal, mas se sentir alterações além destas consulte o médico. Abraço.

  • Sissy

    Boa tarde!
    Meu sobrinho tomou a vacina tetravalente hj Às 10h30min. e até agora n voltou a mamar e chora em intervalos de 5min. Isso é normal? estamos preocupados e desesperados…

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Veja as reações importantes que destaquei, principalmente febre alta, mas se não tiver as reações e ver que está muito irritado leve ao médico para avaliar, sempre é o mais indicado. Abraço.

  • Jaqueline

    È mesmo essa vacina é um perigo,pois meu filho tomou a primeira dose e teve uma falta de ar terrivel chegou a ficar roxo, mas graças a deus voltou, mas não sabiamos que era a vacina então ele tomou a segunda dose e teve o mesmo problema , foi então que comentei com os medicos e foi confirmado a alergia da vacina. Hoje ele tem que tomar a acelular .

  • http://www.myspace.com/edusanfonaguimaraes Edu Guimarães

    Olá, realmente essa segunda dose da tetravalente não é fácil, mas, venho aqui relatar que minha filha não está passando muito mais do que 38,5 de febre e a respiração um pouco acelerada, mas, está se normalizando. Ela tomou a vacina ontem (29/08/2011) às 17h, ela está com 1 e 3 meses.
    Dei um banho nela com uma água morna e a água foi esfriando, a febre caiu para 37,5.
    E uma coisa muito importante, nada de desespero, colocar uma música como, Mozart, Bach, ajuda bastante!
    Eu e minha esposa estamos alerta a qualquer diferença de comportamento, ela não chora tanto assim, mas acho que a dor faz ela chorar vez em quando, e também ela está mamando normal, pede para mamar.
    Sei que o SUS pode melhorar e muito, ao menos, as enfermeiras nos informar com clareza os tipos de reações que podem causar, que existe uma outra opção (no caso da acelular), informações simples, mas, que nos preparam para qualquer emergência.
    Todos os comentários aqui ajudaram bastante, muito obrigado, de coração!
    Boa sorte para todos nós!

  • Edu Guimarães

    Perdão, minha filha tomou a vacina ontem, dia 30 de Agosto de 2011 às 17h.

  • http://www.wilsonjr.com.br Wilson

    DTP em minha filha de 5 anos causou uma reação diferente.
    Occoreu um inchaço no músculo e uma vermelhidão de uns 10cm de diâmetro em volta da aplicação. Essa vermelhdão saltada está muito quente e estou fazendo compressa de água fria, mas a temperatura volta a subir na região.
    Um pediatra de pronto atendimento disse nunca ter visto tal reação e já estamos no 2º dia após a aplicação e os sintomas continuam.
    Isso é normal?
    Pode causar sequelas?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Wilson, mas o pediatra não te respondeu a estas perguntas? Por não ter visto e não conhecer nenhum caso não posso te indicar um procedimento. Abraço.

  • tati

    Meu Deus, o meu filho tem 1 e 3 meses e tomou a vacina tetra na quinta feira dia 23/09 as 5 h da tarde e as 8 da noite começou a dor na perna ele nao conseguia ficar de pe chorava so d tocar na perna e começou a febre alta de 38 a 39,9, levei a emergencia no sabado dia 24 e a medica disse q a vacina nao da reaçao de febre altissima,passou dipirona banho de 20 min em agua fria e exame de sangue quando a febre passasse, o exame nao deu nada e ela disse que poderia ser uma gripe,pois alem da febre alta deu diarreia no sabado e nariz escorrendo,hoje no domingo a febre alta continua chegou a 39,dando a ele dipirona 11 gotas de 6 em 6h,ele nao que comer nada e nem mama esta tao diferente o olho fundo nao sei o q fazer,por favor m ajudem,ja tem 3 dias assim,alguem sabe dizer quantos dias podem durar isso o que posso fazer para ajudar o meu bebe?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Tati, você está fazendo o correto, acompanhando com o médico, se está achando que não está resolvendo leve até outra clínica ou outro posto de saúde. Abraço.

  • bibisegatti

    Minha filha de 15meses tomou a vacina hoje 26.09.11 as 14:30 aparentemente não sentiu nada,as 17:30 ela começou a ficar roxa e tremer sem parar,graças a Deus a escola que meu outros filhos estudam e do lado de um hospital infantil,sai correndo com ela no colo chegando lá ate as recepcionista do hospital ficou assustada e já passou ela na frente dos outros pacientes, ela teve reação a vacina a frebe subui de uma vez e a pressão dela caiu,ela começou a desmair no meu colo,ai ela foi medicada e ficou tomando soro, passei o maior apuro pensando que minha bebezinha ia morrer.Graças a Deus agora ela esta bem.

  • silvia

    Minha filha dde 6 meses tomou a segunda dose, ela vomitou , ficou sem comer o dia todo , so se alimentava de soro caseiro , deu diarreia e febre de 38 , corri com ela na pediatra ela teve que ficar internada pq logo em seguida a temperatura foi para 35,5 , fiquei com o coração na mao …
    foi feito um exame de sangue e ela detectou uma pequena infecção no intestino, haja coração pra aguentar ver minha peketita internada em uma cama de hospital … oh vacina !!!! serve pra proteger mas quando derruba eles assim deixa a gente a mil !

  • silvana

    meu filho tomou a segunda dose e ficou todo cheio de manchas pelo corpo como se fosse impinge, o olho dele inchou, a orelha também. o médico do posto mandou pedir a acelular, mas a secretária de saude não considerou alergia, então eles querem que eu dou a terceira dose no pronto socorro pra ele ficar em observação, mas eu to morrendo de medo hoje ele ta com 11 meses, e toda vez que eles marcam pra dar não da certo(ainda bem) por favor me ajude quanto custa uma vacina acelular no particular?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Silvana, mas como assim, o médico considerou a necessidade da acelular, e não estão querendo fazer? Menina, exija seu direito, o médico considerou que pode ser um risco ele tomar a vacina normal, então cobre a aplicação da acelular, pronto. Volte ao médico e peça a ele para detalhar a solicitação. Abraço.

  • claudineia

    minha bebe tomou a tetra hoje e a anti-polio,levei cedo e a tarde começou febre de 38 e meio,mediquei abaixou pra 37 mas ja começou subir dinovo. levei no pediatra ele falou q é normal. mas como pode ser normal se ja mediquei 3 vezes e nao abaixa? ja dei varios banhos. nao sei oq fazer ´por favor me ajude!!!!!!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Se perceber qualquer alteração além das que apresentava quando levou ao médico, volte para ele avaliar novamente.

  • Simone Mendonça

    A minha filha tem 4 anos e tomou ontem (28/09/2011) a DTP e as reações estão demais. Ela desde então está com febre que vai até 39.5 graus . Liguei para a pediatra e ela disse que é isso mesmo. Mas até quando? não aguento mais dar tantos remédios para baixar a febre.

  • larissa

    Olá,
    Minha pequena tomou a primeira dose e teve febrinha,muito choro e pequenos cochilos interrompidos por sustos,levando ao choro.
    Minha pediatra falou que nao tem muita diferença entre a vacina aplicada no SUS e a acelular.Estou reciosa de aplicar novamente a do SUS,até por que sou só eu e ela aqui em casa e na primeira dose tive de ficar totalmente voltada a ela o tempo todo.
    Gostaria muito de saber o relato de quem usou a acelular,se realmente inibe esses sintomas terríveis.
    Obrigada

  • alexandra

    Boa tarde!

    Quero alertar aos pais que a minha filha também tomou essa vacina e teve uma reação severa a ela após o terceiro dia, tivemos que ir para a emergência ,pois não havia no corpo dela uma parte sequer na cor natural,estava completamente empolada,ela ficou internada tomando corticoide e anti alergico, foi realmente muito difícil, a médica nos orientou que qdo ela precisar tomar outra vacina deve ser medicada com anti alergico 5 dias antes e continuar tomando durante o período da vacina.

  • Leina Viana

    Minha filha tomou dia 13/10/2011 a terceira dose da vacina treta e desde do dia em que a mesma fo aplicada a coxa da minha filha ficou dura, e muitos choros ela teve…..e hoje 5hras da manhã levei ela na emergencia e a pediatra que atendeu ela falou que a vacina tinha sido aplicado errado.que atingiu um vaso da coxa dela, e q no momento ela não poderia fazer nada eu só tinha que esperar o organismo dissolver a vacina…ela poderia sim fazer algo se houver um tumor…..meu marido ficou indgnado com a falta de negligencia da enfermeira q aplicou….e amanhã ele vai la mostrar como ficou a vacina……

  • HOSANA OLIVEIRA

    Caramba. Meu filho também está com reação no braço. Diz que doi, quando vou colocar roupa nele, não levanta o braço se queixando de dor. Levarei hoje ao pediatra, tomou a vacina na sexta e hoje é segunda.

    • HOSANA OLIVEIRA

      ADOREI ESSA PAGINA. A gente tira dúvidas com mães como a gente.

  • http://www.facebook.com/silvanocv Silvano Vilela

    Vacina são importantes, mas fique sempre atento para as reações, algumas vezes deve o médico deve ser comunicado sobre o quadro de febre muito alta.

  • Yasmim Felisbelo

    Caramba. Minha filha também está com reação no braço. Diz que doi, quando
    vou colocar roupa nela,ela não consegue levanta o braço se queixa de muita dor. Levarei ela amanhã ao pediatra, tomou a vacina ontem será qui isso é normal?

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Um pouco de dor é normal, mas se perceber que ela está muito incomodada com a dor realmente não deve esperar, leve ao pediatra.

  • Rafael Alves

    Olá bom dia a todos!!!

    È normal o bebê ficar sem fome após as vacinas que tomou no segundo mês ???
    Se alguem puder responder  ficarei agradecido!!

    Rafael A.

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Rafael, pode acontecer, devido ao efeito da vacina, mas por curto período e logo volta ao normal. Acompanhe se não vai ter febre. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Julia, tem toda razão, me desculpe, editei uma pequena parte de seu comentário (envio um email explicando os motivos) Mas não podemos deixar de dar a vacina nos nossos filhos, você deixou bem claro também. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    pouco vermelho é normal, mas inchado, dor, vermelho, pode ser alguma reação alérgica é sempre bom ir ao posto de saúde e pedir ao médico para verificar, a precaução é sempre a melhor solução nestes casos. Abraço.

  • glaciane

    minha nenen tomou hj a tetravalente 2 dose e esta bem mais chatinha que da 1 dose. Sera que isso é preocupante? Isso da uma agonia na gente, a gente sofre demais…

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Sim, os relatos apontam que isso ocorre com frequência, se perceber alteração anormal leve ao posto de saúde para o médico verificar. Abraço.

  • carvenicuis@gmail.com

    meu filho tomou a tetrav com 2 messes ficou com febre de 39° rigidez de nuca dor de cabeça vomito olho parado levei ao hospital o médico falou que ele tava com os sintomas de minigite passou 2 dias no esolamento.fiseram varios exames de negativo para minigite foi o reação da tetravalenti si ele tomasse o 2º dose ele n ressistia ele toma agora a celular

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Realmente, mas não se confirmou nada relativo a meningite? Abraço.

  • denize

    ola meu filho tomou a tetra e depois de algumas horas ele desmaiou em meus braço e ficou roxo e falta de ar . é normal isso

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Claro que não Denize. Creio que ainda estava no posto de saúde ou levou logo ao centro de saúde, certo. Abraço.

  • nadjalle

    meu filho tomou a tretavalente e como ela é valente mesmo a perna está super inçada.levei pra emergência o medico disse que é normal.

  • sandra santos

    Ola boa tarde meu filho tomou a vacina de 5 anos e possivel dar reaçãoi

  • Mariana Santana

    ATÉ QUANDO MINHA FILHA VAI FICAR ASSIM?

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Mariana, procure outro médico para também avaliar o caso, não pode ficar desta forma.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Leve ela ao posto novamente, pode ser um quadro normal, mas o médico precisa ver para responder isso e não apenas um “isso é normal” por telefone.

  • Lucia Aleixo

    Minha filha de quatro anos tomou o reforco das vacinas anti polio tetravalente e a da gripe nas duas pernas fazem 17horas e esta se queixando de muita dor na perna, e cabeca e barriga,esta com febre de 38.6 não consegue se mexer só chora. São reações normais? O que devo fazer? Estou desesperada…