Alerta sobre o uso do preservativo apenas no momento da ejaculação

O uso do preservativo é de suma importância, não só para impedir uma gravidez, mas também evita que se “pegue” uma DST, sem dúvida esta é uma atitude sensata e acima de tudo esperta. Quero abordar um assunto, sobre o uso do preservativo que desperta preocupação cada vez que leio relatos sobre este fato, colocar o preservativo apenas no momento da ejaculação, o uso da camisinha somente neste momento ainda não é o ideal. Vou explicar como o uso parcial do preservativo pode ser perigoso.

Em alguns posts que tenho sobre teste de gravidez, ou sobre ovulação, frequentemente contam a história da relação sexual que tiveram, para depois fazer uma pergunta sobre estes e outros assuntos, e não é raro o relato ocupar várias linhas, e uma coisa merece atenção quando dizem que só usaram o preservativo no momento da ejaculação, sabemos que é normal ocorrer “microejaculações”, poderíamos chamar assim as pequenas e imperceptíveis porções de espermatozóides que são liberados antes da ejaculação propriamente dita.

Então, três questões podem ser observadas. Primeiro, o uso do preservativo em um momento específico e não durante toda relação vai trazer a tona o risco da gravidez, como já me relataram aqui mesmo no blog, exatamente pelo fato abordado anteriormente.

O segundo ponto importante é a questão da proteção contra as DSTs, o não uso do preservativo em alguns momento da relação sexual vai evidentemente contribuir para adquirir uma DST, gonorréia, sífilis, cancro mole, tricomoníase, herpes genital, clamídia, candidíase, entre outras, o risco é grande.

A terceira e última condição que se apresenta neste caso é a falsa impressão de um sexo seguro, de um sexo praticado corretamente, pelo contrário o risco continua muito alto se a camisinha não for usada do início ao fim da relação sexual.

Não sei se as pesquisas que são realizadas pelos órgãos governamentais e outras instituições sobre a quantidade de pessoas que usam o preservativo, levam em conta este aspecto abordado aqui. Se não for, acho que deveria.

A camisinha deve ser colocada no início da relação assim que o pênis fica ereto, isso é essencial porque, mesmo antes da ejaculação (quando o homem goza), existem alguns espermatozóides no líquido que sai do pênis. Esses espermatozóides, dentro da vagina, podem migrar e atingir o óvulo, e a retirada do preservativo deve ser somente no final da relação. Outro ponto que considero importante é não retirar a camisinha se for fazer sexo oral, mesmo a probabilidade sendo pequena de uma transmissão viral ou bacteriana, como consideram alguns estudos, ela existe e deve ser considerada.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • http://rotativo.org Neto Cury

    Muita gente não tem noção que antes de ejacular, líquido seminal é usado para lubrificar a uretra e junto vem esperma…

    Por isso o famoso “dar ré” também nunca funcionou :P

    Abração emu amigo

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Neto, e nos comentários que recebo em outros post e no próprio email dizem exatamente isso “meu namorado usou camisinha, colocou quando estava quase lá, e agora estou com atraso menstrual, será que estou grávida?”. Além da gravidez o risco das DSTs. Não seria mais fácil e seguro usar o preservativo do início (assim que o pênis fica ereto) até o final, incluindo o sexo oral. Pronto, curte a relação, não tem risco de gravidez e nem para a saúde.

  • cristina

    Adorei os textos,me ajudou muito,algumas duvidas esclareceram.Muito obrigado por me ajudar!

  • jose

    Olá doutor,fiz sexo de risco há dois anos e meio, agora é que me expus a um exame ant-HIV (chamado quimioluminiscencia) o resultado foi amostra negativa para HIV, posso ficar tranquilo quanto a isto. Responda-me por favor. Obrigado.

  • CRIS

    Descobrir que tenho hpv, recebi uma queimação com ácido e desapareceram as verrugas,pois estava no início.desde então,msmo após conversas com o médico,surgem dúvidas a respeito e prefiro saber a opinião das pessoas que entedem do assunto.É verdade que não tem cura? Apenas o virus “adormece” e diante de situação de estresse ou qualquer situação que desestabilize o sistema imunológico as verrugas reaparecem? mesmo se não houver essa “desestabilização” é possivel transmitir?

  • lorrane

    Olá querido
    normalmente eu faço isso
    começo a relação sexual sempre sem camisinha e só boto quando meu namorado me diz que vai gozar. E a uns 20 dias eu estou com enjôos e a uma semana atraz estava saindo a famosa borra de café. Durou uns 4 dias.
    Eu fico o tempo todo achando q a minha barriga esta crescendo e ultimamente eu tenho sentido uma falta de ar bem desconfortável.
    Será que estou grávida??? por favor me responda

  • Marcos

    Ola doutor, a duas semanas transei com minha namorada e apos ejacular continuei penetrando com a camisinha. olhei bem, e a nao ser q eu nao saiba olhar, a camisinha nao estorou. agora a mentruacao dela esta atrasada a 6 dias e ela diz ter sentido vontade de vomitar. ela pode estar gravida, ou isso e psicologico? ela esta muito preocupada quanto a isso.

  • kamilla

    olaa, tenho 18 anos, namorado tem 1 ano e 5 meses tenho relação com o meu namorado desde qe começamos a namorar. ele só usa o preservativo na hora qe vai ejacular, mais ate hji nada aconteceu. gostaria de saber se poder ser um problema comigo, ou sorte…