Alerta: Pílula do dia seguinte – banalização e incerteza

Conhecida como pílula do dia seguinte, pílula de emergência, pílula do aborto, pílulas pós-coitais, tem seu uso banalizado, a dose até dez vezes maior que os anticoncepcionais, pode levar a alterações cromossômicas em gerações futuras.

No início era indicada apenas para prevenir a gravidez em casos de violência sexual e acidentes com o rompimento do preservativo, evitando-se assim gestações indesejadas.

O seu uso está basicamente fundamentado na tomada de um comprimido assim que conveniente (ideal em menos de 24 horas), mas não mais que 72 horas após o coito desprotegido. Já o segundo comprimido deve ser tomado 12 horas após a primeira dose e desta maneira sua eficácia situa-se em torno de 96 a 98%. Quanto mais tarde tomado menor será seu efeito.

Duas posições a respeito do caráter abortivo do medicamento, a primeira considera que uma das ações do fármaco é exercida após a fecundação, impedindo a implantação do óvulo, assim a pílula seria abortiva, a segunda não o considera como abortivo ao dizer que a principal ação do mesmo é a nível de impedir a fecundação do óvulo.

Independente de teorias e proposições, o maior problema é que seu uso não está sendo para os princípios aos quais foi produzido, passando a ser comprado e usado indiscriminadamente por jovens que o consideram um método anticoncepcional de uso rotineiro.
Sabemos que o objetivo do uso da pílula do dia seguinte não é este, e isso começa a trazer transtornos para a saúde das usuárias que tomam frequentemente o medicamento, causando desarranjos no sistema circulatório chegando a surgir em alguns casos trombose (um coágulo dentro do vaso sanguíneo impedindo o fluxo normal do sangue), irregularidades menstruais, além disso, pode ocorrer surgimento de acnes, náuseas, dores nas mamas, vômitos como efeitos colaterais.

Alguns estudos também apontam que com seu uso a mulher poderá enfrentar problemas futuramente quando quiser engravidar.

Outro fator importante é que ao aderirem à pílula de emergência, possam acreditar que não é necessário uso de camisinha já que vão tomar o medicamento, o que certamente irá levar a um aumento do número de casos de doenças sexualmente transmissíveis, como a chlamydia (sabidamente associada a casos de esterilidade), vírus HIV, HPV (casos de cancro uterino).

Alguns nomes comerciais destes medicamentos que estão a venda nas farmácias, sendo que o preço varia muito. Postinor 2 (Laboratório Aché); Diad (Laboratório Simed); Pilem (Laboratório União Química); Pozato (Laboratório Libbs); Minipil2-Post (Laboratório Sigma Pharma); Poslov (Laboratório Cifarma).

Vários destes nomes passam a ideia de que deve ser usado toda vez que tiver relação sexual, como exemplo o poslov – pos (após) Love (amor em inglês); Diad (dia D) e assim por diante, a Anvisa não deveria permitir registro destes medicamentos com estes nomes que criam uma falsa sensação de que não existem problemas no uso do mesmo e que pode ser tomado frequentemente.

O uso de uma substância química pode ser maléfico ou benéfico ao organismo, vai depender da dose, sabemos que a pílula do dia seguinte contém uma alta concentração de hormônio (quatro a dez vezes mais), diferente de quando é usada como anticoncepcional de uso diário com doses menores e controladas, desta maneira não estaria o medicamento desenvolvendo alterações orgânicas na próxima gravidez ou em futuras gerações?

Estudos mais abrangentes poderão apontar qual a real ação da pílula do dia seguinte na cadeia cromossômica, esclarecendo se poderia ocorrer mutação em gerações futuras, só o tempo poderá responder, enquanto isso o ideal seria resguardar o uso da mesma para casos de extrema emergência.

Procurar um médico ou ir até o posto de saúde do bairro solicitar indicação de um método anticoncepcional regular, mais seguros que a pílula do dia seguinte, se informar sobre os métodos anticoncepcionais, ainda é o mais sensato e prudente que pode ser feito.

A Constituição Federal assegura o direito ao planejamento familiar, que foi regulamentado pela Lei Nº 9.263, de 1996. Assim, é dever do Poder Público garantir às pessoas informações, meios, métodos e técnicas para regulação da sua fecundidade. E o aborto é crime.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • http://www.cirilovelosomoraes.com.br/blog Cirilo Veloso

    Grande silvano, você tratou de algo realmente alarmante: a banalização do uso de pílulas do dia seguinta, como geralmente são chamadas principalmente pelos mais jovens.

    Resumidamente creio que isso se deva à falta de informação e principalmente à ausência de um senso mais apurado de responsabilidade.

    De qualquer forma, os maiores culpados disso são os pais, que não dão a devida educação aos filhos, e o Estado, como ente público, que deveria controlar o acesso a medicamentos como esse e não o faz, como não o faz em quase tudo.

    Infelizmente é a realidade.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Cirilo, o caso do uso banalizado da pílula do dia seguinte é preocupante, seja por sua ação que pode ser abortivo, dependendo do ponto de vista, e principalmente pela questão biológica, onde existe forte tendência a causar alterações cromossômicas futuramente. Acho que seria muito ético de nossa parte se levantássemos esta questão entre os nossos jovens usando o nosso espaço na internet.

  • http://www.meuouvidonaoepenico.blogspot.com/ Chawca

    O rpoblema é que a sociedade só vai voltar as atenções para esse problema quando alguém morrer pelo excesso de uso dessas pílulas…
    A camisinha é tão mais fácil e tão mais barata, e sem consequência nenhuma…
    A falta de comunicação e informação dentro de casa muitas vezes leva as garotas a recorrerem a isso.
    Vc acredita que outro dia vi na Tv uma menina de 23 anos dizendo (por telefone) que nunca tinha ido ao ginecologista por vergonha?
    Aí eu digo que quem tinha que ter vergonha era a mãe dela…

    Ótimo post, um abraço…

  • Pingback: Notícias super interessantes IV (minha opinião) at 30 & Alguns

  • http://rumorejo.blogspot.com Poliane

    Já encaminhei esse link pra geral!!
    Muito bom o texto!! Acho que a idéia é realmente alertar as mulheres do real risco que se corre em tomar medicamento como se fosse “agua”. O uso da camisinha para mim ainda deveria ser o mais divulgado… não sei se a molekada tem usado.. Espero que sim!

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Já está repercutindo bem este tema que abordamos, recebi alguns e-mails, solicitando mais informações e como o Chawca disse a camisinha é muito mais fácil e barata, além de prevenir contra doenças como AIDS, Sífilis e outras DSTs. Tem toda razão Chawca.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Poliane, Obrigado e espero que estes nossos pequenos avisos, possam ser úteis, principalmente aos nossos jovens.

  • http://www.viviansbrussi.blogspot.com/ Vivian Sbrussi

    Olá Silvano!!!

    Quero parabenizá-lo pelo ótimo artigo. Sou farmacêutica, trabalho em farmácia de dispensação, e portanto, meu dia-a-dia reflete muito bem esse assunto.
    Percebo que são vários os motivos que favorecem o seu uso indiscriminado e banalizado. Citarei apenas um deles: as más práticas de dispensação na maioria das farmácias…o que, por estarem diretamente ligada ao consumidor final, deveriam ser grandes aliadas na atenção farmacêutica, mas está muito longe disso acontecer e na maioria das vezes acabam favorecendo o seu uso, pois facilitam a sua compra. Talvez estivese na hora de reciclar o modelo de farmácia em nosso país, aí sim poderíamos esperar grandes mudanças.

  • http://rumorejo.blogspot.com Poliane

    Silvano, só para te avisar de um trackback q estou fazendo desse seu texto!! Bjss

  • juliana

    Minha dúvida é a seguinte: eu tomei a pilula de emergência, na forma como indicam, antes das 24h, e engravidei! eu queria saber se alguém poderia me responder quais sao os efeitos do remedio no bebê, ja que o medicamento falhou! se eu posso entrar com processo!

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    É incerto, não podemos avaliar os reais resultados,por isso este artigo alerta para estes problemas, Juliana, oficialmente não fique preocupada. Quanto a processo pode ser que consiga sim, não tenho informação que tenha ocorrido.

  • http://nao_tenho@hotmail.com welton da cruz pereira

    Silvano meus parabéns pelo belo trabalho apresentado. Pois você informa o que quase ninguém sabe, espero que seu trabalho continue tendo destaque.

  • Natty

    nossa se nau fosse por isso eu estava ferrada mais vlw muito bom mesmo hein..soube tudo agora ..e vo toma bastante cuidado…

  • vanessa

    Que bela porcaria é essa pílula do dia seguinte!!!!! tomei antes das 24 hs e mesmo assim engravidei!!!! Agora to mais irritada por não saber que efeitos essa droga pode causar no feto, e o mais engraçado é que ninguém sabe responder.
    Estou passada!!!

    • Marcela

      Concordo com comentário dessa bela porcaria, tb tomei com menos de 24Hs e estou na mesma situação, engravedei!!!!
      Acredito que esse medicamento apenas serve para ganhar dinhero de um mercado idiota de mulheres como eu que acreditei avanço da medicina.

  • WALLYSSON

    Boa noite. Bom… primeiramente, parabéns pelo artigo, é um assunto bem complexo. Eu escolhi o tema para minha monografia, estou concluíndo o curso de Farmácia e por enquanto tenho alguma dificuldade em levantar dados sobre o mesmo, gostaria muito da sua cooperação, indique-me, por favor, literatura, sites, revistas, enfim, tudo o que tem fundamento e possa ser de importância para o meu trabalho. Desde já, agradeço. Fico no aguardo…

  • erika paula costa de souza

    Desde de já agradeço a vc por nos alerta. Eu infelismente já usei 3 vezes isso só por medo de engravidar mas eu nunca imaginei que poderia trazer consequecias a minha saúde.

  • Pingback: Silvano Vilela

  • patricia oliveira

    esse tema deve ser mais divulgado nas redes de comunicaçoes…a muito a saber.Talvez reportagens na tv e etc…

  • Juliana Soares da Silva

    Parabéns pelo tema e a forma como tratou.Gostaria de indicações de literaturas,artigos ou estudos mais abrangentes,para o meu trabalho de conclusão de enfermagem.Obrigada.

  • Fernanda

    Deveria ser um assunto mas comunicado para todos, e não é so passa que e uma pirula que vai evitar a gravides mas as consegruencias são terives coisa que nao e muito divugado como os homonios que ficar muito alterados por muito tempo ja tenho algum meses tentado engravidare nao to conseguindo pode ser pelo fato de quando era mas nova cheguei a tomar ate 3 veze ao mes esta pirula que hoje eu mim arrependo muito se tivesse o conhecimento dos problema que iria causa na minha vida ja mas iria ter tomado tanto assim

  • yasmin mendes

    mês passado(fevereiro de 2008) eu usei 4 pilulas de emergência, e esse mês(março de 2008) estou tomando pela 5° vez, de uns p. cá, eu tenho observado um pequeno sangramento na minha vagina, isso é normal?
    corro alguns risco dessas pilulas serem ‘anuladas’?

    se possivel, responda-me
    beijos

  • http://podepublicar ANNE CAROLINA

    Sou estudante de farmácia e acredito que a grande causa de tudo isso é a falta de informaçãoes que as pessoas possam receber a respeito do perigo que a pirula do dia seguinte ,causa no organismo.Usada em escesso pode trazer reaçoes advercias.E com o uso,em minha opniao e abordo, e isto e crime.

  • Fernanda Loeblein Dos Santos

    O que é pilula do dia seguinte?
    Fernanda por favor leia o texto logo acima, onde explico o que é, como atua e os sérios problemas provenientes do uso exagerado. Abraço.

  • Pingback: Pílula do dia seguinte - Os futuros filhos dos velhos problemas | Plugbr

  • thauany

    esse site aqui é muito interessante, pois hoje em dia é um assunto bem polemico para as pessoas, gravidez, aborto, meninas novas que engravidam cedo etc…
    bom quero parabenizar o dono desse site!!!
    bjim!

  • tiago

    E muito bom saber que podemos tirar duvidas ,e seremos ouvidos ou melhor lidos por profissionais capacitados e altamente qualificados. Mas desde ja agradeco.
    Minha pergunta e o seguinte, trasei com minha namorada sexta feira …
    Resposta segue via email

  • michele

    Olá!!

    Como nunca usei essa pílula e não sabia nada sobre ela, procurei informações sobre o assunto e me surpreendi, sou casada tenho uma filha de 8 anos e eu até pensei em usá-la, mas pra que?? se eu realmente estiver grávida será muito bem vinda, onde cria um cria dois, meu marido me proibiu de tomar essa pílula, pois entende como aborto, não era momento de termos mais um filho, mas se é pra ser vai ser!! Mesmo assim recomendo a todos antes de tomar qualquer atitude, jamais faça escondido, procure uma orientação médica, pois dependendo da situação pode correr riscos a si próprio!!

    Exelente a matéria!!!
    Michele, obrigado pelo contato.

  • lurdinha

    parabéns
    pela matéria é algo que
    todos tem que sim conscientizar pois
    isso não é brincadeira não.
    fique com DEUS…
    Lurdinha, muito obrigado, faço o máximo para levar informação que possa ser útil, e desperte nos colegas que visitam, algo novo, uma pequena semente.

  • Pingback: A Pílula do Dia Seguinte: tudo que você precisa saber. — A Revista Papo de Homem - Lyfestyle Magazine

    • maria jose

      Tomei a pilula do dia seguinte mas tomei os dois comprimidos de uma so vez pois o moço que me atendeu na farmácia disse que tomava em dose unica.Tomei dia 29/12 e ate hj dia 03/01 a minha mestruação ainda nao desceu.Gostaria de saber o que faço.

      • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

        Maria, por favor leia atentamente o texto e veja a minha opinião sobre a pílula do dia seguinte. Abraço.

  • kailany

    parabens!
    o site nos da muitas dicas….

  • Pingback: Link Recôncavo » Blog Archive » Pílula do dia seguinte frequente entre adolescentes

  • Pa

    Oi
    Eu estou preocupada pq tomei a pílula do dia seguinte este mês e ja menstruei 2 vezes no mês. E esta semana meu namorado nao se cuidou outra vez. Tive que tomar. Mas eu não costumo tomar isso. Quais os perigos para mim?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Olá, comentei sobre os efeitos da pílula no texto, perceba que este que relatou é um deles, muito cuidado, faça uso de anticoncepcional de uso regular, a dose é menor e agride muito menos o organismo.

  • lucas

    Minha namorada tomo a pílula do dia seguinte..ela tomo o primeiro comprimido ai o segundo deveria te tomado depois d 12hras..mais ai ela passo das 12hr passo 3 hras a mais ..tem problema ? ela não vai te a mesma reação ..

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Lucas, procure o médico dela para que ele possa avaliar estas informações, o nosso foco aqui, como deve ter percebido ao ler o texto, são os problema gerados exatamente pelo uso da pílula do dia seguinte.

  • olinda santos

    gostei muito do desenvolvimento deste tema,pois ha muita gente mal informada e que banalizam situaçoes muito serias! tema como este deveriam ser abordados nas escolas a partir de determinada idade. parabens foi muito util!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Olinda,
      Muito obrigado, você tem toda razão, isso precisa ser mais debatido e avaliado riscos e benefícios. Abraço.

  • Bethânia Maria

    Boa tarde a todos!
    Vim até aqui a procura de algo que escalaresse melhor as possíveis conseqüências do uso desse medicamento, e fiquei um pouco mais decepcionada do que estava em saber da gravidade em que se encontra as mulheres que fazem uso do mesmo.Como nossas atitudes só depende de nós mesmo espero que quem vir a ler essa página, sabendo que não foi por acaso a procura, tente mudar, tendo mais responsabilidade consigo mesma, pois se fosse tão fácil a resolução de problemas para tudo existiria um poslove ( ridículo ), primeiro que se fosse amor verdadeiro um ser feito pelos dois amados seria mto bem vindo, a ANVISA deveria com certeza proibir o mal uso, proibindo a venda desse medicamento assim tão fácil…Jovens, ( mulheres ) se amem mais, pense no amanhã e dispense a vida momentânea, com fácil resolução.
    Um grande abraço a todos!!!

  • karynna lima

    nossa adorei esse link apesar de que algumas coisas ter sido prejudicial a mim que nao sabia quando cometi mas agora que sei nao vou cometer esse erro de usar a pilula do dia seguinte novamente agora sei o que ira acontecer comigo se continuar nessa de pilula do dia seguinte!!!

  • jean

    eu tive relações sem camisinha, mas eu so gozei depois que eu tirei, existe possibilidade de engravidar

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, existe, mesmo sendo pequena mas existe, pois pode ocorrer liberação de pequenas porções de esperma sem perceber. Use a camisinha, é a melhor proteção.

  • debora silva moraes

    ótimo as informações sobre a famosa pípula do seguinte!!!!estava mt mal acostumada,com a utilização indevida da pípula!!!!engravidei tomando a pipula e tive uma gravidez anembrionada.foi uma experiência muito traumatizante,,,enfim….tome a pipula só em caso de uma real emergência!!!!!!!obrigada!!!!!!!!

  • Teca

    Tenho 32 anos Tomei a pilula pela primeira vez uma hora após a relação pois o preservativo estorou porém estou com medo de ter engravidado e será possível pois não menstruo a + – 3 anos devido a um prolactinoma?.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Teca, este seu caso é mais indicado que procure logo seu ginecologista para uma consulta, existe outros problemas de base envolvido. Abraço.

  • fani

    estou com uma duvida tipo tomei a pirula do dia seguinte so que ja faz uma semana e minha mestruaçao nao deseu o que vc me recomendaria a fazer

  • camila

    tomei em uma semana duas vezes a pilula do dia segunte … tive um pequeno sangramento e neste mes noa veio ainda…. estou preocupada, mas sei q a dose e mt forte e pode ter atraso pela dosagem de hormonio … teria como m respoder se pode ser , sendo q me cuidei das outras vezes….

  • fernanda

    eu ja tomei a pilula do dia seguinte varias vezes ate mais de uma por mes,as vezes tomava mesmo tomando anticoncepcional quando estava iniciando uma cartela ate o decimo quarto dia ou fazendo coito interrompido tomava ate mais de uma por mes achando que so iria impedir a fecundacao nunca soube que poderia impedir a implantacao do ovulo fecundado no utero procurei medico e descobre que tenho cisto no ovario direito e o esquerdo e multifolicular queria saber se pode ter sido causado pelo uso continuo da pilula do dia seguinte e se tem risco de ter feito aborto e tambem se corro o risco de nao poder engravidar nunca tomei a pilula sem ter feito coito interrompido.

  • Pingback: PÍLULA DO DIA SEGUINTE « MAMAblog

  • L

    tranzei duas vezes este mês com o meu namorado, e tomei as duas vezes a pilula do dia seguinte. não sabia que a pílula fazia mal. depois de quantos dias em média vem a menstruação? eu tomei a pílula umas 12 h depois da relação. tomei as duas de uma vez só, como na primeira vez, nao sabia que tinha que tomar uma só depois de 12 h.
    a lição eu já aprendi. 2 vezes basta.
    eu tomei a ultima faz dois dias, e to com dores no corpo.. será que é por causa das pilulas estarem reagindo no meu organismo e tal?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Faça uma comparação com as outras menstruações e tire suas conclusões. Abração.

  • TATIANA

    Tomei a pilula uma vez o outro comprimido nem tomei q era pra ter tomado 12 hrs depois pois tinha passado muito mau msm porriso nem tomei o outro nem tinha consultado o medico e sera q faz efeito so ter tomado um comprimido minha primeira vez q tomo?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Tatiana, minha opinião continua a mesma relatada no texto. Abraço.

  • Elizabeta

    Tive relação dia 17/01 e a camisinha estourou, tomei a pozato uni 10h após. Dia 28/01 minha menstruação desceu, nesse caso adiantanda, já que a última tinha vindo 04/01, estou com um pouco de sensibilidade na mama. Eu posso estar grávida? A pílula de dose única é tão eficaz quanto a de 2 doses?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Olá, na verdade não é este o nosso debate, e sim a banalização do uso da pílula do dia seguinte.

  • amanda

    Gostaria de saber….por exemplo…tomei a pilula do dia seguinte 17 horas depois da relação sendo no caso as 15:00hrs do dia seguinte…a segunda dose deveria tomar as 3:00hrs da madrugada…e tomei as 6:00 hrs…gostaria de saber se tenho possibilidade de estar gravida?? e mesmo se tivesse tomado no horario certo..a pilula pode falhar???

    obrigada
    amanda

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Amanda por favor verifique o texto e veja que sim.

  • Bianca

    Gostaria de uma resposta urgenteee,,,,
    Minha ultima mestruação foi no dia 8 de fevereiro,assim,meu periodo fertil seria no periodo do dia 20 ao dia 24….tive relação com meu noivo no dia 22 a noite e no dia 24 sem prevenção…fui tomar a pilula do dia seguinte que contem apenas um comprimido no dia 25 a noite….assim chegando em quase 70 horas,,,
    Corro risco???quais as chances de uma gravidez?????

    Urgenteeeeee
    Obrigada

  • Danielly

    Olá, gostaria de parabeniza-lo pela materia, pois achei o tema muito interessante, principalmente pelo seu uso indiscriminado entre os adolescentes. Aproveitando gostaria de pedir que se possível me enviasse artigos, sites e outros que contenham mais sobre o assunto fiquei fascinada e acho que vou montar meu TCC com base nele pois trata-se de um assunto em polêmico, e muito mal informado,pois se os jovens soubessem d todos esses efeitos concerteza se protegeriam de outra maneira.

    Abraços

    Aguardo

  • Carol santos

    Transeii com meu ficante 3 horas da tarde… a camisinha estorou

    tomei a pilula do dia seguinte 6:30 da tarde

    Séra q tem riscos de dar errado ??

  • Raquel

    Tomei a pílula do dia seguinte mesmo sabendo os efeitos colaterais, fiz o que a receita recomendava, menstruei depois de duas semanas, e agora tenho um pequeno sagramento e minhas mamas estão saindo um líquido, isso pode ser uma gravidez? Ou só é o resultado do excesso de hormonios em meu organismo? Aguado uma resposta pois ainda não sei o que fazer…

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Deve fazer o teste se suspeita de gravidez. A braço.

  • Raquel

    Tendo em vista que essa foi a primeira vez que tomei a pílula, primeira e última, tenho 31 anos…

    • rogerio

      oi tive relaçao com minha namorada ejaculei dentro duas veses ai compre a pirula do dia seguinte 3 horas depoi ela tomol a primeira 13:30 horas depois tomou a segunda no mesmo dia da segunda ejaculei denovo mas 4 dias depois ejaculei novamente ela pode esta gravida me responda por favor aguardo resposta obrigado

  • Raysa

    por favor me ajudem tenho utilizado a pílula toda vez que tenho relações,porem venho notado que depois de uma semna minha menstruação desce e depois deste período demora muito para descer
    pergunta
    A pílula desregula ou posso estar gravida
    e mais se tomar as duas pílulas juntas corre o risco de gravidez.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Raysa,
      Alerta: Pílula do dia seguinte banalização e incerteza, cuidado com este uso repetido. (Sim)

    • Rafael

      Ti falar moça, á pirula desrregula sim, e tomando ás 2 juntos corre menos risto de engravidar, mais os riscos e problemas pode aumentar futuramente..

  • Lola

    Minha menstruação veio 13/03, tive relações dia 21/03 e a camisinha estourou, então tomei a pilula do dia seguinte, mesmo após tomá-la posso estar grávida?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Lola, a possibilidade existe sim.

      • Filipe

        olá dr. Silvano Viela…
        eu e minha adoramos o seus comentários mto bom.
        olha tranzamos com camisinha no período fértil..mas parece q esperma escorreu da camisinha.mas a camisinha nao furou…entende….eu estava embaixo e ela em cima….
        acabou que um pouco ….foi nela…
        tem perigo de ter ido dentro???
        bom ela tomou pílula do dia seguinte..sou que a pílula era dois comprimidos e ela tomou so um….
        ja é a terceira vez em menos de um ano que ela toma essa pílula por isso que tomou so uma. mto perigosa
        depois de uma semana tranzamos novamente so que sem camisinha..mas nao ejaculei dentro..tem algum risco de gravidez?
        hoje tem 12 dias que ela tomou a pílula, sente os mamilos doloridos mesmo, e endurecidos.ontem fez um teste de gravidez(farmácia) deu negativo! mas a sensibilidade do teste era para no mínimo um dia de atraso..e ainda falta 7 dias para o dia da mestruação vir..srrssr,,e tambem fez a tarde tipo 4h..nao foi com a primeira urina do dia.. e esse teste valeu?
        tem risco de estar gravida…???
        um abraço

    • Elaine

      Lola
      Não é possivel, porque a ovulação só ocorre após 14° dia depois da menstruação. A pílula é extremamente eficáz, se você tomou direitinho, fique despreocupada.

      • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

        nem tanto Eliane, veja os comentários que relatam gravidez mesmo com o uso correto Abraço.

  • viviane

    se eu tomar apenas um comprido nas primeiras 24 horas vai fazer efeito?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Viviane,
      tenha cuidado com o uso, veja o texto, mas deve seguir como sugere a bula da marca do medicamento que adquiriu.

  • deise

    tomei a pirula do dia seguinte após 12 horas da relação mas ja faze 8 dias que tomei e até agora não fiquei menstruada gostaria de saber se isso é normal

  • christiane amorim

    Tenho dois filhos, e sempre me cuido usando preservativo com meu marido, só que ja usei em torno de 10 vezes essa pilula (ou mais) em 2 anos. Porém estou achando estranho, que no meu seio direito, sinto um caroço que as vezes dói e apertando o bico do seio sai secreção, sera q é por causa da pílula do dia seguinte q estou assim? Ela é cancerígena?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Christiane, deve procurar logo seu médico para exames de mama, pode não ser nada, mas de qualquer maneira o melhor que tem a fazer e mais prudente consultar.

  • wanderson

    olá
    olha é o seguinte!
    eu tive relação com minha namorada
    no dia 17/03/09/mais ou menos as 23:30hs
    e comprei o Diad no dia18/03/09 e ela tomou por volta
    de 10:30 e 11:00 da manhã o primeiro comprimido
    e logo após ter passado 12 horas
    ela tomou o segundo comprimido.
    mas eu estou na dúvida se deu certo pois ela
    me disse que nunca na vida havia tomado remédio para prevenir gravidez.
    só que ela me disse que ficou dois(2) dias sem ir ao trabalho
    porque nao estava se sentindo bem
    e que estava com ânsia de vomito e vomitando.

    eu queria saber se isso é normal?

    • Debby

      Wanderson,essa ânsias que ela está sentindo pode ser o efeito do remedio,mas se a mestruação dela não descer e melhor ela procurar em médico !ok

    • Elaine

      Sim, é normal porque o remédio causa ansia e desconforto abdominal. Não se preocupe, ela não está grávida.

  • John

    Ola
    Bom tive relação com minha namorada e a camisinha estourou,Logo em seguida foi e busquei a pilula do dia seguinte e ela tomou,passado 12 horas tomou a segunda.Passado 3 dias a menstruação veio para ela.Há possissibilidades de ela estar gravida?
    Obrigado!

  • maiza neves

    eu tomei cerca de 40 a 60 pílulas do dia seguinte.
    eu tenho consciência de que não faz bem a saúde! mas queria saber quais são os maus causados? maiza..

  • Mariana

    eu sou virgem tenho 18 anos e namoro a um ano ,e já esta na hora de transar com meu namorado, só q ele não quer usar camisinha.
    eu estava pensando em tomar a pirula do dia sequinte (diad) mas estou com medo, eu não converso sobre isso com minha mãe.. não tenho liberdade!
    queria q vcs me ajudassem..
    vcs acham q essa pirula pode me fazer mal?
    me respondam! ;S
    OBRIGADO

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Mariana, você como mulher tem um grande poder de convencimento, use para seu benefício e de seu namorado, se ele realmente gosta de você, tenho certeza que irá usar, só ela pode evitar HIV, Sífilis e outras doenças, o que pílula jamais fará. Abraço.

      • Mariana

        tá bom..
        eu vou ver se consigo! ;)
        brigado pela ajuda.

        beijo

  • andressa

    Oie..
    Eu tive relação com meu namorado, e eu estava nos dias férteis, e fiquei com medo de estar gravida mesmo usando camisinha e acabei tomando a pilula do dia seguinte mas fico com medo do que possa acontecer, pois passei muito mau. Passei no medico e vou começar a tomar anticoncepcional, e meu namorado quer ter relação sem camisinha fico com medo da gravidez!
    Corro algum risco mesmo se eu fizer com camisinha?

    Obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      A camisinha é segurança para evitar a gravidez, e ainda evita adquirir uma DST. Abraço.

  • Leilaa

    Olá, tomei a pílula a cerca de 8 dias, a camisinha não estourou, mais por precaução msm, porem ainda não menstruei. Qual é o prazo máximo q devo esperar por essa menstruação?
    Obrigada

  • Nayara

    Fiz Relação Sexual Com meu Namorado So que ele ja Tinha Gzado Antes quando me beijava
    dai a Camisinha Estourou Fora’ e estava Seca tomei um anti-concepcional no dia seguinte ele comprou a pílula do dia seguinte tomei uma 15:12
    mais a outra eu me adiantei muito e tomei 2:16 DA MANHÃ Corro risco com isso ? pois o certo seria eu tomar 5:12 da manhã

  • dilene

    Oi!
    tomei a pílula do dia seguintes varias vezes,sempre 3 dias depois da minha ultima menstruação. tomei 4 caixa de 2 doses. na ultima vez que tomei,e ainda minha menstruação não veio ja tem 18 dias e nada. Será q estou gravida? ou pode ser efeito da pílula,a menstruação atrasar assim.

    obrigadoo!!

  • Dayse

    Deixa eu explicar do inicio para vcs entenderem:

    Menstruei no dia 02 de Março nesse período tive relação sem proteção tomei a PDS, no dia 30 de Março veio novamente pra mim , no mes de abril logo no inicio tive novamente relaçao sem proteção e tomei novamente a PDS , hoje dia 06 de Maio ainda nao veio pra mim , então minha menstruação está atrasada 06 dias , sei que a PDS desregula ciclo menstrual mesmo , a minha preocupação , a informação que eu tenho que cada vez que vc toma a PDS no curto prazo de tempo ela vai diminuindo a eficácia .

    Desde o dia 25 de Abril venho sentindo cólicas como se fosse descer mas até o momento nada,

    Aguardo retorno ,

    Deise

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Dayse, tem certeza que leu o texto e viu sobre o que ele faz um alerta? Abraço.

  • Graciane

    oi
    tomei por muito tempo anticoncepcional por muito tempo. Daí parei por um tempo, porque tomei por muito tempo, o médico pediu que parasse por um tempo porque era pra controlar meus hormonios. Tive relações é a camisinha estorou, tomei a pílula do dia seguinte. Tenho chance de engravidar?

  • alessandra

    fiz uso da pílula do dia seguinte e mesmo assim engravidei, tomei a pílula 30 horas após a relação
    gostaria de saber se posso a vim ter problemas na minha gravidez devido ao uso da pílula?
    grata
    beijos

  • gisele

    Ola.
    Gostaria de saber e a pílula do dia seguinte atrasa a menstruação ?
    porque já estou no dia 7 de maio e minha menstruação ainda não veio e tomei a pílula no dia 1 de maio….obrigada e me ajudem por favor!!!

  • Priscila

    Ola eu queria sabe pq a 2 meses atrás eu ja tinha tomado duas vezes a pílula do dia seguinte e tomei hoje de novo a 3 gostaria de saber si tomar 3 vezes vai mi fazer muito mal pq to com medo de engravida mais não vou tomar mais não.

  • Jonny

    ola… eu queria saber se a minha namorada corre o risco d ficar gravida pois quando fomos transar eu coloquei a mao com gozo na camisinha…e ai tivemos a relação eu queria saber se ela corre o risco d ficar gravida… to pensando em comprar a pds

    espero resposta!

  • Rafael Lobato

    Olá, tive relação sexual com minha namorada, e depois no outro dia ela tomou a pílula! e a menstruação dela não ocorreu, a pílula muda o ciclo menstrual dela… mas quando o feto e´implantado, ocorre o sangramento, no caso não ocorreu! o que voçê me recomenda? Agradeço.

  • JACK

    nao confio nessa pirula tomei apos 1 hs da relaçao e hoje estou de 3 meses

  • Marina

    nunca tomei nenhum tipo de anticoncepcional porque nunca pensei em substituir a camisinha,
    mas há 2 dias atrás, transei com meu namorado sem usar preservativo e ele gozou em mim, mais de uma vez.
    só pude tomar a pílula depois de 30 horas. corro o risco de estar grávida? me ajudem!

  • kk

    naum confiem nesse produto o melhor é fazer sexo seguro
    e além do mais tranzar sem camisinha é muito perigoso
    o melhor mesmo é prevenir

  • Aline

    Oiii! Transei com meu esposo essa madrugada sem camisinha, se eu tomar a pílula do Dia seguinte hoje, fará efeito?? Tô com muito medo,pois tenho uma filha de 2 anos e um filho de 1 aninho.
    Me responda por favor!

  • luiza

    existe pirola do dia seguinte contendo so um comprimido?

  • Milena

    tomei a pilula mes passado, veio normalmente, agora minha mestruação está atrasada 7 dias eu to nervosa demais, eu fiz sexo sem camisinha mas nem deixei ele gozar nem nada, estou com muito medo. eu sei que desregula porque minha mestruação esta toda desregulada mas me ajudem, nao tenmho sintoma nenhum, estou grávida ? é normal esse atraso?

  • marina

    Minha menstração veio no dia 3 sendo que já esta desrregulada devido ao uso da pilula,tranzei sem preservativo no dia 12, tomei a pilula, trazei novamente, tbm sem preserativo no dia 15 e tomei a pilula novamente. Como fica a minha situação? Corro risco de gravidez?? Quando posso fazer um teste de gravidez?? Por favor me respondam.

  • vi

    com quanto tempo normalmente a mulher menstrua apos ter tomado a pilula?

  • Natália

    eu tive relação com o meu namorado no sábado por volta das 20 hrs,só que fui tomar o rémedio só na segunda-feira..ainda não avia dado as 72 hrs..!a menstruação pode atrasa quantos dias depois de ter tomado remédio?

  • evellyn

    oi Bem,eu menstruei no dia 13/06tive relação dia 29/06 estava no meu período fértil
    a camisinha estourou e eu tomei a pílula do dia seguinte.Quero saber se corro risco de engravidar?
    OBs: tive relação + ou – 23:30 tomei a pílula as 09:00 aguardo sua resposta… obrigada.
    foi a primeira vez que eu tomei a pílula.(poslov)

  • Elaine

    Estou em um grande dilema
    Dia 9 de maio transei,no começo foi com camisinha tudo certo
    como sou muito inexperiente no assunto,pois essa tinha sido a 2° vez
    que eu tinha tido relações sexuais,porém em um descuido meu,meu parceiro
    que já não queria usar camisinha,tirou e começou a penetração,ai que fui sentir
    algo diferente,perguntei pra ele se ele tinha tirado a camisinha ele disse que sim
    o grande problema é que eu estava no meu período fértil,mas ele não gozou dentro!
    Como não estava tomando nenhum contraceptivo,optei pela pílula do dia seguinte!
    O problema é q essa foi a 2° vez, quase no mesmo mês que tomei,tomei normalmente
    e no dia 18 minha mestruação veio…deu uma boa adiantada,pois estava vindo sempre
    no final do mês entre os dias 25,26….porém minha mestruação não é muito regular!
    Só que agora no mês de junho ainda não veio,estou preocupada,será que tem alguma possibilidade de eu estar grávida?
    Aguardo Resposta!!

  • evellyn

    urgente, tranzei com meu namorado + a camizinha rompeu
    Estava no meu período fértil tomei a pílula do dia seguinte
    corro risco de estar gravida?
    so que continua descendo a mucosa transparente aquela quando
    estamos no período fértil
    aguardo sua resposta urgente obrigada

  • Samynha

    Olá!
    Bom eu li o texto sobre o uso abusivo da pílula, e mesmo lendo, e tendo a consciência de que não é bom, preciso esclarecer umas dúvidas.
    Há 8 dias atrás eu tive relação [ com camisinha ] mas como eu fiquei meio insegura de ela ter saído um pouco tomei a pílula, pois a minha menstruação não é regulada [ pois tenho ovários micropolicisticos ] e decidi tomar a pílula para a menstruação vir e eu poder tomar o anticoncepcional para regulá-la.
    Só que hj 8 dias após minha menstruação ainda não desceu, e eu tive relação sem proteção. quais os danos e riscos que corro em tomar novamente a pílula?
    Grataa..

  • roberta

    transei quatro vezes este mes e nas quatro vezes a camisinha estourou
    n sei o q fazer to com medo…tomei as quatro vezes a pirula!
    eu n queria tomar mais fiquei com medo de engravidar…foi muita falta de sorte to com medo de acontecer alguma coisa comigo!ja mestruei trez vezes em menos de um mes!
    o q eu faço?

    • Bia

      Roberta…é, tomei a pílula duas vezes em tres semanas, estou morta de medo de não funcionar e percebi que realmente isso não pode mais acontecer. No meu caso foi por falta de senso mesmo, pois tive relações sem preservativo.
      Se tiver um parceiro fixo, ele não deve estar sabendo colocar corretamente a camisinha, neste caso, talvez seja melhor você mesma aprender. E há também a possibilidade de problemas com a camisinha, use sempre Olla ou Jontex, são as melhores, embora Preserv também nunca tenha falhado.

      Esta semana estou indo numa ginecologista para tentar ficar mais tranquila e usar um método anticincepcional fixo, como a pílula. Recomendo que faça o mesmo.

      um beijo e boa sorte pra nós.

  • Mayara

    Ola,
    Uso normalmente o Ciclo 21 como anticoncepcional, mas no dia 11/07/09 tomei 3 pílulas referente 9, 10 e a do próprio dia 11 pois esqueci de tomar e, mesmo sabendo que é inviável, tomei por nao querer desregular a menstruação. No dia 12/07/09, Domingo, tive relação e meu namorado ejaculou dentro.Na segunda agora, dia 13/07/09, tomei o DIA D. Ate agora nao desceu pra mim….gostaria de saber se essa mistura de Ciclo 21 e DIA D pode me causar danos e se corro risco de nao ter feito efeito.
    Obrigada,

  • Jonas

    tive relação sexual desprotegida com a minha namorada, ejaculei dentro dela, após isso corri em uma farmácia e comprei a pílula do dia seguinte, a primeira ela tomou cerca de 30min a 1 hora após a relação sexual, a segunda 12 horas depois, porém hoje faz cerca de 10 dias que a mestruação dela está atrasada, e segundo ela, ela não esta sentindo aqueles ‘sintomas’ que geralmente é o sinal de que está vindo. Ela pode estár grávida ?

    • Natalie

      Jonas é óbvio que ela esta gravida!! nem se preocupe mais

  • Oliveira

    A camisinha saiu, ela pode estar grávida, menstruando e mesmo depois de ter tomado pilula do dia seguinte?
    Seguinte, eu e minha namorada tivemos uma relação no 18 oitavo dia após o início da menstruação, durante a relação a camisinha saiu (ainda não tinha ejaculado).

    Imediatamente interompemos a relação, e quinze minutos depois apavorados compramos a pílula do dia seguinte (PILEM), e ela tomou a primeira e 12 horas depois a segunda…

    A menstruação dela atrasou três dias, e agora ela começou a tomar anticoncepcional (DIANE 35), ela disse que seus seios estão doloridos, o estranho é que 17 dias após o início deste ciclo ela ainda está menstruando… ai vai a pergunta…

    Ela pode estar grávida e menstruando ou isso é por causa do início de uso de anticoncepcional? por favor estamos apavorados nos ajude…

    Li, e descobri que há casos em que a mulher pode estar grávida e menstruando ao mesmo tempo!!!!

    A ultima vez que ela tomou esta pílula foi a um ano atrás…

    O dia em que ela tomou esta PDS, foi 03/07/09, será que os efeitos ainda estão ocorrendo, ou talvez sejam os anticoncepcionais que ela começou a tomar?

  • Oliveira

    Quando vejo que meu comentário foi postado, chega no e-mail?
    Obrigado

  • renata

    eusou mae de um bebe de 6 meses e e não estou tomando remedio pq estou amamentando e tbm não tenho mestruação deste que meu filho nasceu e esses dias meu marido ejaculei dentro de mim então gostaria de sabe ser eu posso tomar o Pílula do dia seguinte(estou amamentado)?

  • kamila

    Olá mantive relação com meu namorado apos 2 dias que a minha mestruacao tinha acabadO a caminsinha estorou e apos 6hs eu tomei a primeira dose e logo após 12hs a outra dose.Após 6 dias ocorreu um sangramento de 2 dias e meio isso tudo ocorreu no mês de Agosto,sendo que minha mestruacao era pra ter vindo hoje dia 09/09/2009 e ainda não veio e tbm nao esta atrasada,mas se caso nao vier nos próximos dias e pq posso ter engravidado ou é so por causa da pílula do dia seguinte que pode ter desregulado o meu ciclo.A pergunta é:devo esperar os 10 dias e fazer o BETA hcg pra tirar a duvida ou nao ha necessidade pois é efeito do PDS?Se puderes me responder ficarei grata!!***

  • Juliana

    Sabendo de tudo isso,nunca mais usarei essas pílulas,pois jah tomei 4 cartelas. Eh bem melhor se cuidar direitinho,pra depois não ter problemas.

  • denise

    estou amamentando por descuido a camisinha estourou o que faço eu posso tomar a pilula do dia seguinte estou c/ medo de engravidar de novo.

  • silvia

    estou 2dias de atraso posso tomar a pilula do dia seguinte

  • Larissa

    Olá,

    Eu pesquisei em vários sites sobre a pílula e nenhum deles fazia nenhuma referência ao meu caso. Bom, eu tive uma relação sexual durante o meu período fértil, e, infelizmente, a camisinha estourou. Tomei a pílula do dia seguinte de dose única. Porém, quinze dias depois, tive outra relação sexual, e a camisinha estourou novamente. Para não correr riscos, tomei a pílula novamente. Eu gostaria de saber quais são os problemas que podem surgir por ter tomado duas pílulas, em um período de quinze dias, sem ter menstruado ainda. Minha mesntruação deve ocorrer daqui a uma semana.

  • Dr. Oswald Haad

    Boa noite Pessoal,

    Venho por meio deste informar a vocês que toman a pílula do dia seguinte.

    Recomendo a todas vcs, usem camisinha, se tem namorado, faça uso de anticoncepcional indicado pelo seu ginecologista.

    A pílula é 50% eficaz, o indíce de falha é mto grande!

    Cuidado.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Dr. Oswald,
      obrigado por calaborar, sua participação é importante. Abraço.

  • Lanna

    Olá… tomei a pilula do dia seguinte no mes de agosto e minha menstruação vio normal… so que no mes de setembro ainda nao veio esta atrasada 4 dias.. queria saber se a pulila tomada em um mes atrasada a mesntruação do mes seguinte

  • Pingback: Notícias super interessantes IV (minha opinião) | 30 e Alguns

  • Pingback: Silvano Vilela

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Os problemas provenientes do uso da pílula do dia seguinte relatei neste texto acima, se ainda estiver dentro do prazo descrito pode tomar. Quanto a não funcionar siga com sua ginecologista.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    É o que eu digo, apresenta inconvenientes os quais relatei no texto, este também é um deles.

  • Lady_Murphy

    Olá
    Tive uma relação desprotegida com meu namorado e usei a pílula do dia seguinte aproximadamente 24h depois. Porém tinha que tomar a segunda pílula 12h depois, mas me perdi no tempo e acabei tomando  14h depois. A relação ocorreu 09 dias após minha menstruação, mas como a menstruação desse mês está dois dias atrasada estou preocupada.Obrigada pela atenção!

  • Ma

    Ma
    Olá boa tarde.. estou muito ansiosa me ajude tirar essa duvida
    Tive relação no dia 4/06 e a camisinha estourou e depois de 3 horas eu tomei a PDS e no dia 17/06 adiante comecei a sentir cólicas e dor de estomago fortes com queimação as dores de estomago durou uns 4 dias + a cólica continuou com presença de uns muco esbranquiçado e transparente..(não tive sangramento só cólicas terriveis) e a minha menstruação era pra vir dia 28/06 + esta atrasada 5 dias e continua com umas cólica e ferroadas no pé da barriga e uma dor lombar.. posso estar gravida ou é o efeito da PDS.. grata

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    A pílula do dia seguinte desregula a menstruação sim, veja o texto e relacionados. Abraço.