Aftas, tratamentos com remédios caseiros e de farmácia, cuidados e exames

Afta é uma pequena ferida que surge no lábio, parte interna da boca, bochecha, gengiva, língua, incomodando muito mais que outras feridas maiores localizadas em outras partes do corpo. Uma úlcera classicamente com margens avermelhadas. Eu posso comentar sobre este problema como paciente, tenho frequentemente aftas, muitos afirmam que uma das causas do surgimento deste problema é o estresse, acredito que possa ser um dos desencadeantes realmente, mas com elas seu estresse vai dobrar, então vamos ver os motivos e os remédios caseiros que podem resolver.

Na verdade não se sabe com certeza os reais motivos causadores destas feridas bucais, mas os fatores que desencadeiam o aparecimento da horríveis úlceras são problemas estomacais, imunidade baixa, alimentos de caráter ácido, deficiência de vitamina B12 e ácido fólico, deficiência de ferro, períodos menstruais, traumas, pequenos cortes (aparelho odontológico, próteses e outros) e alterações hormonais.

Se você não sabe qual o problema que possa estar causando as aftas o ideal é consultar seu médico, as feridas podem ser simples e até tratáveis com remédios caseiros, mas podem também ser um sinal importante de que um problema maior existe. Seu médico ou odontólogo deve solicitar exames, se achar necessário, para elucidar o caso. Exames para esclarecer dúvidas da presença de outras doenças nas quais também pode surgir ulcerações bucais podem ser úteis, como dosagens hormonais, hemograma, herpes simples vírus, coxsackie vírus, varicela, exigem dosagens IgG e IgM, em caso mais graves que a ferida persista por muito tempo pode ser solicitado biópsia.

O ideal, se possível é tratar o problema que está causando o surgimento das aftas.

A Renata Pinheiro indicou em seu blog como podemos evitar o aparecimento das aftas.

No meu caso geralmente não uso medicamentos, prefiro aguardar a cicatrização normalmente, durando 6 a 14 dias até ocorrer a melhora completa.

Vamos aos remédios caseiros usados para afta – Usar Bicarbonato ou pode ser o sal de fruta diretamente sobre a ferida ajuda a aliviar a dor, entretanto, pode aumentar a borda da ferida em alguns casos. Mas um produto que tem bons resultados é a camomila, preparando 3 colheres de chá de flores de camomila em meio litro de água aplicando em forma de gargarejo ajuda a cicatrização rápida. Muito usado também a água oxigenada com um pouco de água pura embebida em algodão para aplicação na ferida.

Entre os medicamentos farmacêuticos para aftas, glossite, amigdalite, faringite, estomatite, e outras afecções da boca e garganta, mencionamos o Colutóide, Bismu-jet, omcilon-A, Ad-Muc um fitoterápico de fluido de camomila com preço variando de 15 a 20 reais, e Amlexanox (aftaid) com propriedades antiinflamatória e anti-alergênica demonstrou eficácia clínica na resolução da úlcera e na melhoria da dor, o medicamento de primeira linha.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • Pingback: Silvano Vilela()

  • http://luzdeluma.blogspot.com luma rosa

    Quase nunca tenho aftas e quando tive das últimas vezes foi porque bati com a escova na gengiva. Quando acontece isso, sei que após uns dois dias, a afta aparece. Neste caso, melhor não ficar passando a língua, para a afta não abrir e antes de deitar – período em que ficamos maior tempo sem escovar os dentes – faço um bochecho com anapyon e passo Omcilon-A em seguida. A cicatrização fica mais rápida, em torno de 3 dias.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Mais uma boa dica. Acredito que este é um problema que deve fazer testes, cada um melhora com um procedimento diferente do outro. Abraço.