Abstinência sexual, para quais exames é necessário?

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

Depois que o médico solicita algum tipo de exame com o intuito de esclarecer uma patologia, devemos observar e respeitar as recomendações citadas para cada teste laboratorial que será realizado, este é um dos passos mais importantes para alcançar o correto diagnóstico. Para determinados exames como o espermograma, por exemplo, a abstinência sexual, representa uma etapa importante na realização do teste laboratorial, fazendo corretamente teremos um resultado fidedigno.

Na verdade, o espermograma necessita que o paciente mantenha uma abstenção de ejaculação (2 a 7 dias ou conforme orientação médica), seja relação sexual, masturbação e existe casos de ejaculação noturna, se ocorrer nestes dias que estiver sendo respeitado a abstenção, ele deve parar a contagem dos dias e recomeçar. Se o caso for para controle de vasectomia, não é necessário manter abstenção de ejaculação, claro. Saiba mais sobre o exame espermograma, preparo e coleta da amostra, neste texto.

O exame PSA também é indicado que o paciente abstenha de ejaculação (relação sexual) por dois (02) dias antes de realizar a coleta de sangue.

Para as mulheres, recomenda-se não manter relação sexual exatamente na noite que antecede a coleta de urina e de secreção vaginal.

Muitas vezes, ao realizar o exame de urina no laboratório, quando levamos a amostra para ser verificada no microscópio visualizamos espermatozoides na urina de mulheres (não foi respeitado a abstinência na noite anterior a coleta da urina), a presença deste material pode prejudicar a análise de outros elementos presentes na amostra.

Outro exame que se recomenda abstinência sexual de 3 (três) dias é de Captura Híbrida.

Mais exames com recomendações de abstinência sexual: Colposcopia e Citologia, Biópsia de colo, vulva e/ou vagina, pesquisa de Chlamydia.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.