A formação e a reposição do sangue

O sangue funciona como um sistema de transporte de centenas de substâncias essenciais ao funcionamento do organismo, é através da circulação sanguínea por veias e artérias que uma infinidade de células do organismo e que formam vários órgãos recebem alimentação, como sais minerais, açúcar, gorduras, proteínas e também o oxigênio, além disso, quando ele volta destes tecidos (sangue sai do coração pelas artérias e volta pelas veias) e depois de os ter irrigado as células dos tecidos, traz consigo o gás carbônico.
Circula no sangue também todo sistema de defesa do organismo composto principalmente pelos leucócitos.

plaqO oxigênio é levado as células pela molécula de hemoglobina que está presente no interior das hemácias (parte vermelha do sangue).

Setenta por cento do organismo é composto por água, e a grande maioria transportada pelo sangue que é considerado único tecido líquido do corpo representado pelo plasma sanguíneo.

As hemácias ou eritrócitos são as células em maior quantidade no sangue circulante e também responsável pela coloração avermelhada do sangue, já a parte branca que são essencialmente os leucócitos são responsáveis pela defesa orgânica e estão em quantidades bem menores.

Outro importante elemento que circula no sangue é a plaqueta, elas são responsáveis pela coagulação, e se estiverem diminuídas o indivíduo fica propenso a hemorragias.
Estes são os principais componentes do sangue circulante e contém também: glicose, ácido úrico, uréia, creatinina, triglicérides, colesterol entre outros.

Na metade da gestação a medula óssea, o miolo gelatinoso que preenche o interior dos ossos longos começam a produzir o sangue (fase mielóide), a produção de sangue na medula óssea continua após o nascimento e se mantém durante toda a vida do indivíduo.

A medula óssea contém a célula “matriz” chamada reticular primitiva, que funciona como uma fonte permanente de células sanguíneas, e a matriz origina o hemocitoblasto e este por sua vez da origem a hemácias e alguns tipos de leucócitos e as plaquetas.

Como o organismo sabe que perdeu sangue ou que foi retirado (doação)?
O processo de formação do sangue é denominado eritropoiese e é regulado por um hormônio eritropoietina, produzido nos rins quando este se torna hipóxico, ou seja, tem diminuído a quantidade de oxigênio que é levado pelas hemácias que o irrigam, ele conseqüentemente aumenta a produção desta eritropoietina que é liberada na corrente sanguínea e se combina com um fator para o transporte até a medula óssea e a estimula a produzir mais hemácias.

A vida média das hemácias é relativamente curta duram entre 100 a 120 dias na corrente sanguínea, e após este período são removidas principalmente pelo órgão baço, pois já estão frágeis.

A medula óssea produz em média 400 a 500 ml de hemácias a cada 30 dias.
O organismo atua de maneira programada, mas sempre observando variações esporádicas ou grandes mudanças que são prontamente equacionados por mecanismos reparadores.

Dúvidas podem ser esclarecidas nos comentários, pois este assunto é bastante complexo e tentei aqui equaciona-lo da melhor maneira possível.
E como tinha prometido em outro post em um comentário do Neto, a promessa está cumprida.

Technorati Tags: sangue, hemácias, eritrócitos, leucócitos, plaqueta, plasma, colesterol, glicose, doação de sangue

Para sua comodidade compare preços de: Notbooks, Celular, palm, DVD, web cam no BuscaPé
Para sua segurança compare preços de: Portão eletrônico, Cerca elétrica, Alarmes, Sensores no BuscaPé.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • http://netocury.com Neto Cury

    Muito obrigado pelas informações e pelo link referência, era bem isso mesmo que eu estava interessado.
    Só uma dúvida, que você pode escolher responder em um outro artigo ou não, em quanto tempo após uma doação o corpo começa a se recuperar, e quanto tempo leva para voltar ao normal? Como se não tivesse perdido sangue algum…
    Abração

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Olá Neto, o organismo começa a responder logo após a retirada do sangue, pois os rins sofrem uma hipóxia (diminuição da chegada de O2 nos rins) e este logo começa a liberar eritropoietina que vai até a medula óssea provocando aumento na produção de hemácias (parte vermelha do sangue) e leva de 30 a 40 dias (depende de cada organismo) até repor todo sangue doado (por volta de 400 a 450 ml). Abração.

  • Pingback: Pesquisa - O sangue para transfusão perde importante componente()

  • CAROLINE DIAS SILVEIRA

    essa pesquisa me ajudou muito no trabalho de historia continuem assim e obrigada pela pesquisa
    arigató
    bye!bye!
    Caroline,
    Obrigado pela visita.

  • isabela

    gostei desse texto mas naum era bem o q eu estava procurando eu queria saber o q acontece se estivermos circulando no sangue muitas plaquetas hemáceas ou leucocitos
    se possível gostaria q me respondesse

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Isabela,
      existe os valores normais para cada um destes elementos sanguineos, aumentos de um ou de outro são causados por problemas na produção ou em outras etapas até a eliminação, e estes aumentos podem causar outros problemas vários deles relatados aqui no blog.

  • terezinha

    ola
    faço quimioterapia ontem foi a segunda por pouco por causa do resultado do hemograma quase não fiz a sessão mas Deus e maior consegui a contagem de plaquetas estava boa mas os outros resultados não eram tão satisfatórios gostaria de saber o que eu faço para que isso não ocorra não quero pular nenhuma sessão me alimento bem mas gostaria de saber qual tipo de alimento, o que devo fazer, que tipo de vida preciso levar para me ajudar por favor eu peço ajuda a quer ler o meu pedido. Que Deus abençoe.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Terezinha, o que se preconiza é realizar alimentação saudável, dormir bem, para que o próprio organismo responda e comece a recuperação.

  • tiago

    Boa tarde,

    Queria saber sobre a auto-hemoterapia faço “atohemo” há algum tempo, percebi alguma mudança para melhor. Queria saber o por quê?

    abração,
    desde ja agradeço.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Está na agenda para criar texto sobre este assunto Abraço.

  • Beatriz

    Oi, eu queria saber uma coisa, a alimentação pode influenciar na formação ds células sanguíneas?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, claro, da alimentação vem os elementos necessários para produção das células, principalmente na medula óssea. Abraço.

  • Anderson

    Olá!

    Cortei meu dedo na veia e como demorei para fechar o corte acabei perdendo muito sangue (creio que mais de 1 litro. Li na matéria que isso pode causar hemorragia, como faço pra saber se aconteceu alguma hemorragia interna ou algum outro dano ao organismo? Em quanto tempo devo recuperar esse sangue perdido?

    obrigado!

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Deve fazer os exames para verificar como estão os níveis.

  • Pingback: Hemograma completo, um resultado de exame de sangue com muitas informações | Plugbr.net()