Exames de sangueDoação de medula óssea - Um dos procedimentos mais...

Doação de medula óssea – Um dos procedimentos mais simples

A doação de medula é um ato de grandeza, algo que realmente dará sentido a vida para você e de alguém que irá receber, a tipagem do sangue pode revelar um HLA compatível e daí a salvar a vida de uma pessoa, o que para nós é um pequeno passo para alguém que necessita realizar um transplante de medula, é o passo da vida. O colega blogueiro Felippe está fazendo tratamento. Ele sabe que será uma dura batalha:

Vai ser fácil? Não, mas quem disse que eu gosto de moleza? A gente só dá valor as coisas quando lutamos pra conseguir, ou estamos prestes a perder. Minha vida vale muito mais agora do que antes disso tudo.

As grandes cruzes só podem ser carregadas por pessoas fortes, com garra para levar até a reta final, onde está a bandeira da vitória, e este rapaz tem coragem e força para chegar lá.

A veridiana, o Ricardo Rayol, o colega Oscar Luiz apóiam esta campanha, participe também divulgando e principalmente procurando o hemocentro mais perto da sua residência para fazer um cadastro para ser doador de medula. Qualquer pessoa com boa saúde entre 18 e 55 anos poderá doar Medula Óssea. Ela se recompõe em poucos dias.

Eu que trabalho em um hospital, participo de problemas como o do Felippe vivido também por outras pessoas, inclusive faço hemograma, exame que ele mesmo comenta no blog que tem feito sempre, e é necessário para acompanhamento do tratamento.

  • Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5 ml);
  • Seu sangue será tipado para HLA, que é um exame de laboratório para identificar sua característica genética;
  • Seu tipo de HLA será colocado no REDOME – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea;
  • Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada;
  • Se for compatível, outros exames de sangue serão necessários;
  • Se a compatibilidade com o paciente for confirmada, você será consultado para decidir quanto a doação;
  • Seu atual estado de saúde será avaliado.

Você sabia que a doação de medula óssea é um dos procedimentos mais simples entre as doações, e que você pode salvar uma vida?
Acha que vão retirar toda sua medula? Sabe quanto será retirado se for encontrado alguém que necessite dela? Menos de 10%. Com uma agulha inserida direta na medula (próximo a “bacia”) ou retirada da veia depois de tomar um medicamento para que as células saiam da medula é migrem para o sangue periférico. Dentro de poucas semanas a medula doada será recomposta pelo doador.

Depois de um tratamento que destrói a própria medula o paciente irá receber por meio de transfusão a medula doada e depois da segunda semana estará produzindo células novinhas. Simples assim. Seja doador, quanto mais pessoas estiverem inscritas no programa, mais fácil será encontrar um doador compatível.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

48 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

48 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

A formação e a reposição do sangue

O sangue funciona como um sistema de transporte de...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

48
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x