CientíficosPílula do dia seguinte - Os futuros filhos dos...

Pílula do dia seguinte – Os futuros filhos dos velhos problemas

Emerson, (nome fictício) um visitante do blog, me enviou um email depois de ler um post que publiquei sobre o uso banalizado da pílula do dia seguinte e as incertezas que pairam sobre esta prática, entre outras coisas dizia:

E os transgênicos também não causam alterações cromossômicas? Deixe usar a pílula, medicamento é para o bem do povo, minha namorada usa sempre, e outra esse país é uma bagunça mesmo […] (Desabafo quanto à atual condição política do país).

No final, pergunta:

Minha namorada está com menstruação desregulada e muita dor, será que pode ser algum tipo de infecção?

Silêncio para meditação, relacionando sintomas e uso exagerado.

Preocupa-me o uso banalizado da pílula do dia seguinte, que deveria ser um medicamento para ser consumido apenas em casos eventuais e esporádicos de falhas de outros métodos para evitar a gravidez, passa a fazer parte do cotidiano de muitas mulheres que a usam freqüentemente, se arriscam, colocando em risco também futuros filhos que poderão ter, e mesmo os filhos de seus filhos, além, é claro, de acalentar uma ilusão de que estão protegidas, acabam abolindo o uso do preservativo nas relações sexuais, conseqüentemente bactérias da sífilis e vírus da AIDS, por exemplo, agradecem e se instalam.

No caso dos transgênicos, vários estudos mais aprofundados e de maneira um pouco menos corporativista já foram realizados, mesmo assim os resultados são apenas suposições, ninguém sabe verdadeiramente o que ocorrerá na prática com as próximas gerações.

Já no caso da pílula do dia seguinte, os estudos científicos para avaliação dos impactos do uso controlado ou exagerado deste fármaco, são poucos e praticamente feitos apenas por empresas que os fabricam e com os quais faturam milhões de dólares.

A verdade é que tanto fabricantes como governo seguem a linha de raciocínio de que devemos usar, e depois se não causar nenhum dano maior, tudo bem, e se for o contrário amenizamos com alguma explicação sem nexo, para parecer algo profundo.
Prova disso, a Talidomida, um remédio que estava sendo comercializado largamente e os resultados ao longo dos anos foram aparecendo, sérios problemas, levando a indignação, revolta, deixando nos filhos das mulheres usuárias deste medicamento marcas que jamais serão apagadas, são para toda vida. O braço deformado, de um amigo, e de tantos outros que vivem hoje com seqüelas, são provas vivas de que a falta de cuidados com uso de medicamentos sem comprovação efetiva de que não cause danos ao organismo, é um grande perigo.

Continuaremos da mesma maneira, aceitando, e no futuro tendo netos como os filhos da talidomida? E mais uma vez seremos obrigados a remediar.

Esse post faz parte da Blogagem Inédita do Interney.net, saiba como participar nesse link.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

6 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

6 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Tratando infertilidade masculina – ICSI, resultados animadores

Steptoe, um ginecologista, e Edwards, fisiologista, trabalhando em conjunto,...

Anticoncepcional para homens, uma incógnita

Já faz algum tempo que pesquisadores concentram esforços no...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

6
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x