Exames de sangueGravidez: A importância do pré-natal e os exames laboratoriais

Gravidez: A importância do pré-natal e os exames laboratoriais

Temos aqui no blog a seção de teste de gravidez, onde esclareço sobre os reagentes utilizados para detectar o hormônio Beta HCG na suspeita de gravidez, com kits adquiridos na farmácia ou aqueles de laboratório. As dúvidas quanto a época de realização, como fazer o teste de gravidez de farmácia e a segurança da realização dos mesmos. Muitas perguntas podem ser esclarecidas nos vários artigos etiquetados nesta categoria. Depois da realização do teste de gravidez, seja ele de farmácia ou de laboratório e a confirmação pelo médico por meio de outros exames complementares é importante iniciar o pré-natal o mais rápido possível.
Consultas de pré-natal são realizadas para acompanhamento da gravidez e de preparação para o parto. Durante estas consultas são realizados exames físicos e clínicos, cuidados especiais, exames laboratoriais regulares permitindo avaliar o estado de saúde da mãe e do bebê durante todo período da gravidez.

Durante as consultas de pré-natal também são repassadas informações orientando sobre as regras para uma alimentação saudável, de preparação para o aleitamento materno, bem como de comportamentos que devem ser evitados, tais como o fumo, o álcool e as drogas.

Quando deverá ser realizada a primeira consulta de pré-natal?

Deve ser feita logo que a mulher souber que está grávida. Pode ser com seu médico particular ou diretamente no posto de saúde, sendo que não pode ser apenas uma consulta, os profissionais de saúde irão marcar as próximas consultas.

Quantas consultas devem ser realizadas no decorrer da gestação?

Ao longo de toda gestação devem ser realizadas pelo menos seis consultas de pré-natal, e também exames laboratoriais.

Quais os exames laboratoriais que devem ser feitos durante a gestação?

Vários exames podem ser realizados, cada um tem um papel fundamental para evitar futuros problemas para o bebê e para a mãe.

  • Hemograma completo: O exame é importante para avaliar se a mãe esta com anemia ou desenvolveu anemia durante a gravidez, o que ocorre freqüentemente, e outras doenças que podem ser detectadas pelo exame.
  • Tipo sanguíneo e fator Rh: Para casos da mãe ser Rh negativo e a criança Rh positivo, se o pai for Rh positivo, acontecendo desta maneira prováveis incompatibilidades sanguíneas causando destruição das células vermelhas do bebê, acontece uma síndrome que poderia ser evitada.
  • Glicemia: detecta diabetes mellitus.
  • Sífilis – VDRL: a doença na mãe pode ser transmitida ao bebê, podendo causar malformações, por isso deve ser investigada.
  • Toxoplasmose IgG e IgM: Pode ser transmitido ao bebê e causar malformações.
  • Anti-HIV: Muito importante detectar se existe a presença do vírus da AIDS. Sabendo este resultado, o médico pode aplicar algumas medidas para evitar que o vírus seja transmitido ao bebê, se for o caso. Este procedimento já evitou que numerosas crianças se tornassem portadoras do vírus HIV.
  • Exame de urina (EAS) e urocultura: Para ver se existe infecção urinária. Evita partos prematuros, dores abdominais, problemas na micção.
  • Rubéola: Malformações graves podem ser causadas pelo vírus da rubéola.
  • Hepatite B: caso a mãe seja portadora do vírus, existem condutas que reduzem a transmissão do mesmo para o bebê.
  • Além destes existem outros exames importantes como: Citomegalovírus, hepatite C, ultra-sonografia (US) geralmente um no primeiro trimestre e outro no segundo trimestre da gestação. Em casos que a mãe apresenta alguma suspeita para outras doenças ou história familiar poderão ser pedidos mais exames.

Todas as mulheres gestantes devem ser incentivadas a realizarem o pré-natal e buscarem o atendimento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).

Se você achar interessante, poderá ler também o texto sobre teste de ovulação.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

10 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

10 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Um teclado ideal para hospitais, clínicas e laboratórios

Estudos já comprovaram que teclados de computadores por serem manuseados freqüentemente por várias pessoas acabam sendo fontes de armazenamento e transmissão de bactérias, e se o local onde este teclado se encontra for um hospital ou outro ambiente da área da saúde poderá representar risco eminente aos pacientes ali atendidos.
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

10
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x