Transplante de órgãosCora Vieira, brasileira, 50 anos, 2 filhos: sua vida...

Cora Vieira, brasileira, 50 anos, 2 filhos: sua vida depende de um transplante

Recebi um contato através do blog de uma amiga leitora do blog pedindo para alertarmos os outros meios de comunicação e a população sobre mais este caso. Sua mãe necessita receber um fígado. Segue o texto:

Um grupo de amigos de Cora Vieira, cuja vida depende de um transplante de fígado, pede a sua ajuda para chamar a atenção da mídia para a importância da captação de órgãos (sem o que a doação não se concretiza) e pedir aos órgãos públicos uma gestão mais ágil e eficiente do sistema.

doarorg.gifCora está na fila de espera de um órgão desde 2004. É portadora de uma doença grave e rara chamada Cirrose Biliar Primária, que reapareceu depois de oito anos do primeiro transplante. Além de um cansaço extremo e icterícia, tem problemas nos sistemas digestivo e circulatório, ascite (água na barriga), varizes do esôfago (veias que estouram e causam hemorragias internas), encefalopatia hepática e, por estar muito magra, sem gordura e músculos, desenvolveu uma hérnia de disco.

Vivia do seu trabalho como psicanalista, precisou parar de trabalhar em abril/07 porque os sintomas físicos foram se avolumando e se encontra, hoje, hospitalizada na Clínica São Vicente, sem previsão de alta.

Cora está muito debilitada e pode morrer se a situação da fila de espera por órgãos para transplante, sob a responsabilidade da Central de Transplantes do Estado do Rio, não melhorar nos próximos 60/90 dias, tanto na quantidade de doações quanto na eficiência das captações.

Apesar da doação de órgãos não ser ainda uma prática habitual na nossa sociedade, fica claro que há também um problema na captação e coordenação do sistema, a cargo da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Vários já morreram na fila e outros tantos, poderão perder a vida se o Governo do Estado do Rio de Janeiro não tomar providências urgentes para retomar o ritmo das cirurgias e fazer avançar fila de espera.

No último semestre de 2006, o índice de transplantes no Estado foi de 10 cirurgias/milhão de habitantes. De fevereiro a maio de 2007, apenas 16 transplantes de fígado foram realizados no Estado, diminuindo o índice para 4 cirurgias/milhão de habitantes.

Em julho de 2007, a família de uma mulher que teve morte cerebral na Clínica São Vicente levou três dias para conseguir doar seus órgãos.

A nossa indignação é a mesma desta filha que olha para sua mãe necessitando urgentemente de um órgão, podendo não chegar a tempo. Principalmente se os gestores públicos não começarem a se mexer para mudarem a atual situação, onde o índice de transplantes, por ela mesma demonstrado, prova à ineficiência do atual sistema.

O que podemos fazer?

Informe outros blogs sobre este fato, repasse aos seus amigos para que o caso possa ser visto, despertando em pessoas ligadas aos órgãos competentes pela implementação, gestão e acompanhamento destas políticas, para fatos reais, que trazem dor e angústia aos familiares desta senhora e de tantos outros na fila do transplante.

Ou ainda, pode informar sua família sobre sua vontade em doar órgão.

Outros sobre doação de órgão: Flávia sereia.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

1 COMENTÁRIO

Subscribe
Avisar para
guest

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

1
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x