Saúde PúblicaConhecendo e controlando os riscos antes e depois de...

Conhecendo e controlando os riscos antes e depois de engravidar

Para a gravidez decorrer sem problemas e o bebê nascer saudável, a mãe e o pai precisam estar saudáveis.

O feto é mais sensível a danos entre 17 e 56 dias depois da fecundação, ou seja, nas primeiras semanas da gravidez. Controlar os riscos antes de engravidar pode garantir a segurança do bebê durante este importante período de tempo.

Caso a mulher ou o casal esteja utilizando algum método para evitar a gravidez, e quiserem suspendê-lo, é aconselhável falar antes com o médico.

 

A gravidez acima de 35 anos pode trazer mais riscos para a mulher e o bebê. A partir desta idade a mulher poderá, se o desejar, ter acesso a testes de diagnóstico pré-natal, realizados nas maternidades e serviços de obstetrícia dos hospitais.

Depois de engravidar o que devo fazer? Durante a fase de diagnóstico testes de gravidez, ultra-som e exame clínico são importantes para o diagnóstico definitivo, e esta pergunta muitas vezes surge por parte de algumas leitoras, os posts de teste de gravidez podem ser úteis para esclarecer dúvidas de realização dos mesmos, seja os testes de gravidez de farmácia ou os testes beta HCG realizados no laboratório clínico, como o que eu trabalho, depois de feito o exame e detectada a gravidez é especialmente importante procurar o posto de saúde do município para fazer o acompanhamento da gestação com um médico.

O médico vai solicitar exames de sangue e urina, para avaliar a situação atual de saúde da futura mãe, exames de hepatite, HIV, rubéola, toxoplasmose, VDRL, EAS, hemograma, glicose entre outros, mais específicos podem ser solicitados, e a rede básica de saúde tem o dever de disponibilizar estes exames para as gestantes.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

9 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

9 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

9
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x