AidsDoenças sexualmente transmissíveis (DST e AIDS)

Doenças sexualmente transmissíveis (DST e AIDS)

O que é DST? Como se pega DST? Quais os sintomas? As doenças sexualmente transmissíveis – DST são doenças transmitidas através de relações sexuais sem uso da camisinha seja fazendo sexo vaginal, anal ou oral, também por transfusão de sangue contaminado e compartilhamento de seringas e agulhas, tatuagens ou através da mãe infectada para seu bebê na gravidez, no parto ou via aleitamento materno.

Doenças como gonorréia, sífilis, condiloma acuminado (HPV), cancro mole, tricomoníase, hepatite B, herpes genital, clamídia, candidíase e AIDS são exemplos de DST.

mans.gifOs sintomas que geralmente podem ser vistos: corrimento genital uretral ou vaginal emitindo cheiro forte e ruim, presença de feridas, gânglios na virilha e verrugas genitais, manchas escuras na pele, dor ao urinar ou durante a relação sexual, ardência ou coceira.

Quando acometem gestantes podem causar abortos, ou atingir o feto durante seu desenvolvimento, causando-lhe lesões ou malformações.

Se observar algum destes sintomas, procure os postos de saúde ou informe-se com o agente de saúde sobre como passar por uma consulta médica e realizar tratamento. É importante o diagnóstico tanto clínico como laboratorial, a maioria dos serviços de saúde contam com laboratório para realizar exames necessários e sem despesas para o paciente.

Outro fator importante é o tratamento que deve ser bem feito e sempre observando que o parceiro sexual também precisa ser tratado.

Pessoas portadoras de alguma das DST tem mais chance de pegar outras DST, uma delas a AIDS.

Mulheres que pretendem engravidar devem fazer todos os exames para descartar a presença de alguma DST, até mesmo se não estiverem apresentando os sintomas, para que possa tratar antes da gestação não comprometer o feto.

O uso da camisinha é fundamental para evitar adquirir DST, não tenha receio de procurar o serviço de saúde de seu município para esclarecer dúvidas.

Quer ouvir este texto, ou baixar para seu computador?

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

71 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

71 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

71
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x